Oficina Brasil


Comentários sobre o sistema de ar-condicionado do LIFAN X60 2.0L

Lançado em 2013, SUV chinês viveu um breve período de sucesso no mercado, mas hoje as poucas revendas ativas não são suficientes para atender à frota, estimada em pouco mais de 9.000 unidades

Compartilhe
Por Mario Meier Ishiguro


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

O X60 2.0 tem um sistema de ar-condicionado com comando analógico (figura 1), com 3 botões simples: Dosagem da mistura de ar quente e AC; Graduação da ventilação e Reciclo; e Direcionamento do fluxo de ar e Desembaçador traseiro.

O acesso ao filtro de cabine é atrás do porta-luvas (figura 2), ele filtra tanto o ar que vem da rua, quanto o ar interno de recirculação de ar.

Utiliza um compressor tipo rotativo scroll modelo WXH 106 AP (figuras 3 e 4), com capacidade volumétrica fixa de 100 cm³, é recomendada a utilização de 120 cm³ de óleo PAG 46 e a carga de fluido refrigerante R134a é de 500g.

Se o compressor estiver com ruído interno, ou seja, um ruído que surge apenas quando este é ligado, tal som pode ser oriundo do desgaste das partes internas móveis, neste caso, o recomendado é trocar o compressor, incluindo o filtro secador, condensador e talvez a válvula de expansão, todos NOVOS e limpeza “FLUSH” interna da tubulação, para retirar todo o óleo contaminado preso, aderido às paredes internas dos dutos (figura 5).


Por utilizar um compressor de cilindrada fixa, necessita de um sensor anticongelamento que fica posicionado na saída do evaporador (figura 6).
As conexões de serviço são de fácil acesso (figura 7) e o pressostato de alta de 4 pinos fica na linha de alta após a saída do filtro secador. Entre a válvula de serviço de alta e o pressostato há um visor de líquido para inspeção e auxílio na diagnose de problemas “sight glass” (figura 8).

O acesso à válvula de expansão é pelo compartimento da caixa evaporadora (figura 9).
O filtro secador é do tipo cartucho e fica na lateral interna do condensador (figura 10).

O condensador é do tipo fluxo paralelo com filtro secador embutido (cartucho), em caso de óleo contaminado, geralmente quando se troca o compressor, o recomendado é trocar todo o condensador e não “tentar” limpar ele por dentro e tentar trocar o filtro secador cartucho.  
Esses modelos de condensador de fluxo paralelo (multiflow) possuem dutos de microcanais (fig. 11) e galerias e que não possibilitam mais fazer a sua limpeza interna “FLUSH”, o recomendado é trocar a peça toda.

As duas ventoinhas ficam atrás do radiador e são acionadas juntas assim que o compressor entra em funcionamento, em caso de pressão na linha de alta superior aos 16 bar a 2ª velocidade das duas ventoinhas entra em funcionamento.
Essas ventoinhas também são responsáveis pelo arrefecimento do motor. (figura 12 e 13)

É um modelo de veículo que tem um sistema de ar-condicionado que produz boa eficiência, porém, apesar de haver poucas unidades deste veículo no mercado, já existem usuários que eventualmente reclamam da durabilidade das peças e da dificuldade de encontrá-las no mercado de reposição. As peças (de ar-condicionado) não são encontradas com facilidade fora da rede de concessionárias.

Comentários