Oficina Brasil


Comentários sobre o sistema de ar-condicionado do Ford Focus 2009 a 2013

Modelo com motor DURATEC HE, trabalha com sistema de tubo de orifício calibrado e filtro acumulador na linha de baixa pressão, similar ao modelo de Focus anterior até 2007 (fig. 1)

Compartilhe
Por Mauro Meier Ishiguro


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

O compressor é o Ford VS16, de pistões e de fluxo variável de 160cm³ (fig. 2). Utiliza cerca de 200 cm³ de óleo PAG 46 e cerca de 530 g de fluido refrigerante R134a. Para fazer sua variação de capacidade volumétrica, ele conta com uma válvula compensadora de fluxo termostática. (fig. 3)

A maioria dos veículos da Ford já vem com óleo do compressor com contraste que reage a luz ultravioleta UV, o que pode agilizar a detecção de vazamentos.

O compressor fica preso ao cárter abaixo do motor, ficando um tanto exposto e vulnerável, o que pode ocasionar eventualmente batida com o solo ou ressaltos no piso, resultando na maioria dos casos em quebra do bloco do compressor e a sua troca total. (fig.4)

“Se for bater com o papo do carro no chão, bata com o lado do motorista, pois o prejuízo vai ser menor....”

Convém que o cliente tenha conhecimento desses detalhes, pois na Hora de fazer a manutenção do sistema imagina que é só “completar o gás”. 

Essas DICAS têm o objetivo de esclarecer tanto o REPARADOR para prestar atenção aos detalhes do sistema de ar-condicionado deste modelo, mas também mostrar ao CLIENTE o quanto complexo e caro pode ser fazer a manutenção neste e outros sistemas de ar-condicionado automotivo. 

O profissional tem que ter conhecimento, procedimentos, peças novas confiáveis, muitas ferramentas e equipamentos e a aprovação do cliente para executar o serviço de forma correta a lucrativa.

 A tubulação de alta que sai do compressor pode eventualmente atritar com as carenagens do paralamas direito e causar vazamentos, geralmente é possível retirar para soldar. (figs. 5 e 6)

A correia do compressor é Poly V PK5 elástica, não há tensores mecânicos, o que requer mais conhecimento do reparador. (fig. 7)

Para evitar que haja o congelamento do evaporador, há um pressostato de baixa (2 fios e 12 volts)  na linha de baixa pressão (fig. 8), responsável por abrir seus contatos e comandar o desligamento do  compressor caso a pressão da linha de baixa fique abaixo de 2 bar, o que dispensa a utilização de termostato.

Próximo ao pressostato de baixa, fica o engate de serviço de baixa. Também abaixo do pressostato de baixa, está o tubo de orifício calibrado de cor VERMELHA (fig.9), no final da linha de alta. Para desconectá-lo é necessária a ferramenta “Spring Lock (fig 10)”. Não troque este tubo de orifício calibrado por um de outra cor, pois afeta a calibragem do sistema.

O engate de serviço da linha de alta fica atrás do farol do passageiro, de fácil acesso (fig. 11).

Já para a monitoração da pressão do fluido refrigerante na linha de alta, existe um transdutor de pressão (3 fios e 5 volts) (fig. 12) que se comunica com o módulo de injeção do veículo informando uma tensão de 0,1 a 4,9 V, com esta informação o módulo calcula a pressão da linha de alta. Estes valores podem ser lidos com um scanner.

Dependendo a faixa de pressão na linha de alta, o módulo de injeção pode permitir ou não que o compressor ligue e que desligue com pressão muito elevada, pode informar o módulo da ventoinha (figs. 13 e 14) quando e em que velocidade atuar para arrefecer o condensador.

O condensador (fig. 15) é do tipo fluxo paralelo de alto desempenho, porém em caso de troca do compressor por desgaste (limalhas) não é recomendado fazer “flush” neste componente, pois usa galerias internas dificultam ou impedem que as limalhas deixem seu interior.

O filtro acumulador (fig. 16) fica atrás do farolete auxiliar do para-choques do lado do passageiro, só é substituído quando o óleo do compressor está contaminado com limalhas, umidade ou outros elementos não comuns ao sistema. Por se tratar de um filtro acumulador, ele trabalha com fluido refrigerante no estado líquido em baixas temperaturas e é normal haver muita condensação de umidade em suas paredes externas, o que pode resultar em água pingando no chão, embaixo dele, quando o sistema estiver ligado.

O filtro antipólen ou filtro de cabine (fig. 17) é original de carvão ativado para redução de odores, é comum sua substituição por filtros mais simples sem carvão ativado, mais baratos e sem a característica de redução de odores. Este filtro fica localizado no interior da caixa evaporadora e seu acesso requer retirar ou afastar o pedal do acelerador.

Já se o caso for de vazamento no evaporador, será necessário retirar o painel para a troca do componente.

A maioria destas peças é encontrada com certa facilidade nos distribuidores especializados em ar-condicionado automotivo.

Comentários