Oficina Brasil


Caminhão com tecnologia desenvolvida para uso urbano utiliza gás natural comprimido – CNG

Parece um Volvo FE normal do lado de fora, mas sob o capô está oculto um novo motor Euro 6 alimentado exclusivamente por gás natural comprimido, ou preferencialmente biogás comprimido

Compartilhe
Por Antônio Gaspar de Oliveira


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Projetado para uso em ambiente de curto percurso, está equipado com transmissão automática que facilita nas paradas e partidas frequentes, como coleta de lixo e distribuição de produtos pela cidade.

A combustão do gás é completamente inodora e além disso, emite níveis muito baixos de partículas nocivas, como as emissões de dióxido de carbono, que são reduzidas em até 70%, em comparação com um caminhão equipado com motor diesel. Para controlar esta pequena quantidade de emissões, bastou instalar um catalizador de três vias, sem necessidade de uso Arla 32 ou filtro de partículas.

Equipado com um motor FE CNG Euro6 de 9 litros, disponibiliza uma potência de 320 cavalos com torque de 1.356 Nm. Os tanques para gás comprimido são montados nos dois lados do chassi e proporcionam um alcance operacional que pode chegar a 400 quilômetros. 

A transmissão automática Allison AL306 de 6 velocidades proporciona o equilíbrio ideal para este caminhão que opera em regime de paradas e partidas constantes, além de transitar em baixas velocidades pelas ruas das cidades.

A caixa de velocidades AL306 foi dimensionada para pesos brutos combinados de até 36 toneladas, o que a torna adequada para veículos em distribuição de produtos e operações de serviços municipais como a coleta de lixo.

O conversor de torque desta caixa de velocidades multiplica o torque do motor para fornecer tração de saída com alto desempenho e durante o seu funcionamento o seu módulo de controle eletrônico atua em conjunto com a injeção eletrônica do motor, que proporciona ótima economia de combustível e conforto ao dirigir.

Os intervalos de troca de óleo variam, podendo atingir até 480.000 km, dependendo do tipo de óleo, condições de uso e condução. 

Quando o interruptor do pedal do acelerador estiver ativado (função kick-down), o sistema altera a estratégia de troca de marchas para maximizar o veículo em aceleração e dependendo da velocidade de rotação do motor, pode levar a uma redução de marcha.

Neste sistema de transmissão não há alavanca de mudanças, as operações são realizadas usando botões de pressão dispostos no centro do painel, que é de fácil acesso e ergonômico. 

O conversor de torque com função de travamento automático oferece alta eficiência com economia de combustível, esta função de travamento automático, mais conhecida como lock-up, gera alta eficiência sem comprometer o consumo de combustível, evitando perda de energia. Nesta função, o conversor de torque possui um acoplamento direto (travamento), que tem atuação da 2ª à 6ª marchas, funcionando praticamente como um câmbio mecânico sem nenhuma perda por deslizamento.

Esta transmissão automática tem outra função interessante, que faz com que a caixa de velocidades simule a posição neutra quando parado, isso evita perda de energia no conversor, reduzindo desgastes de componentes, combustível e emissões de gases poluentes. 

Especificação da transmissão

Modelo................................................................................................... AL306

Tipo........................ Caixa de engrenagens planetárias totalmente automática

Torque máximo de entrada, dependendo da aplicação .................... 1695 Nm

Opera com peso bruto máximo combinado .................................. 36 toneladas

Peso seco, sem óleo............................... .............................................. 261 kg

Volume de óleo, 1º enchimento ............ ........................................... 28 litros

A cabine com entrada baixa permite o fácil acesso, facilitando o trabalho no tráfego urbano, com apenas um degrau de 530 mm ou 440 mm de altura com a função rebaixada da suspensão pneumática dianteira, somando a um piso plano, gera uma facilitação ergonômica, especialmente ao entrar e sair da cabine várias dezenas de vezes por dia e completando o conforto, a porta se abre em um ângulo de 90 °. 

O motor G9K de 320 cavalos, opera em sintonia com a transmissão automática Allison AL306, atendendo muito bem aos atuais padrões ecológicos e econômicos durante suas operações de trabalhos pelas cidades.  

O motor a gás é uma alternativa ecológica em relação ao uso do diesel como combustível, sem comprometer o desempenho na realização das tarefas.

Para garantir uma boa autonomia de percurso de trabalho, este caminhão recebeu um sistema de tanque de gás com capacidade para até 160 m3, com 4 tanques instalados nos dois lados do chassi.

Também pode ser montado com equipamento padrão com capacidade de 120 m3 de gás, comprimido a 200 bar, distribuídos em 3 tanques de 100 litros de cada lado; caso tenha a necessidade, é possível instalar um tanque suplementar de 100 litros de cada lado, com capacidade total de 40 m3, que resulta em uma configuração de 2x4x100 litros, totalizando 800 litros de GNV a 200 bar. Os cilindros de gás atendem a padrões rigorosos, são feitos de aço e podem suportar uma pressão de 500 bar. 

O caminhão vem equipado com duplo sistema de abastecimento de gás, o primeiro sistema atende ao padrão de abastecimento de combustível NGV1, que é um conector para carro de passeio e o segundo sistema de abastecimento de combustível é o NGV2, conector específico para caminhão. 

O painel de instrumentos oferece várias informações de fácil leitura, sendo uma delas, a quantidade de gás armazenado nos cilindros. 

 

Comentários