Oficina Brasil


As bielas do motor são fundamentais para os motores e estão em constante evolução

As bielas unem o virabrequim aos pistões, e assim transferem a pressão dos gases em expansão e as forças da inércia ao moente do virabrequim

Compartilhe
Por Pedro Luiz Scopino


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

As bielas são forjadas em aço, com liga de aço ou de aço temperado, dependendo dos esforços a que serão expostas. É o elemento de ligação entre o pistão e o moente do virabrequim, e têm que ser muito reforçadas, pois sofrem ações e forças muito fortes. E mesmo assim, têm que ser leves para melhorar a relação peso X potência do propulsor.

SUPERFÍCIE DE SEPARAÇÃO FRESADA OU USINADA

O corte ou a serragem constitui um processo adicional para fabricar a capa de bronzina de biela. O olhal grande da biela é serrado e as superfícies de separação são depois fresadas e, se quando necessário, retificadas. Com as superfícies de separação planas, as capas de bronzina de biela são fixadas mediante parafusos ou prisioneiros, geralmente em material elástico. Devido aos seus dentes, a superfície de separação não precisa de meios adicionais de fixação. Esse tipo de biela é mais antigo, embora ainda em utilização, está cada vez mais sendo substituído pelo modelo de biela e capa fraturadas.

SUPERFÍCIES DE SEPARAÇÃO TRINCADAS OU FRATURADAS

As bielas fraturadas são, na verdade, fabricadas em uma única peça biela e capa, e em seguida recebem linhas de ruptura previamente definidas, para as bielas sinterizadas, ou de um entalhe a laser, quando são bielas de aço, e depois são partidas especificamente em duas peças, são fraturadas por interferência mecânica. Ambas as peças são parafusadas durante a montagem da biela e podem ser unidas com exatidão graças ao ponto de ruptura.

Agora o conjunto biela e sua respectiva capa deverá ser utilizado sempre em conjunto devido à geometria de quebra individual, não podendo ser trocadas separadamente. As bielas fraturadas são vantajosas no que diz respeito à resistência, aos custos e à precisão de produção. Após a montagem, as superfícies de separação da fratura são quase invisíveis. A biela e sua capa assentam uma na outra de forma exata, permitindo a melhor transmissão de força possível. 

Tipos de bielas quanto ao suporte de apoio utilizável

As pressões de combustão cada vez maiores levam a cargas cada vez maiores nos suportes dos pinos do pistão das bielas.

A superfície de apoio das buchas de bronzina de biela foi aumentada por intermédio de bielas trapezoidais e de níveis para absorver melhor as forças mais elevadas.

Temos as seguintes bielas em relação ao suporte de apoio utilizável: Paralela / Trapezoidal / de Níveis.

COMENTÁRIOS DE REPARADOR PARA REPARADOR

As bielas continuam em evolução, na questão de materiais, reforços em sua estrutura, redução de peso e maior resistência.

Vimos alguns exemplos sobre esta evolução e o reparador deve ter muita atenção durante a manutenção. Ao remover a capa de uma biela, assim que possível a remonte na sua respectiva biela. Não deixe separadas essas duas partes que foram feitas para trabalharem juntas.

Uma capa de biela do tipo fraturada, só de bater ou cair alguma ferramenta ou peça em sua parte fraturada, já pode amassar e ser o suficiente para não permitir um encaixe perfeito tamanha é a sensibilidade e mínimos encaixes entre as partes. Muita atenção aos torques recomendados, principalmente aos torques em apertos angulares. E sempre durante a desmontagem, faça uma análise bem detalhada para identificação de eventuais falhas de peças ou de processo de montagem.

É mais tecnologia nos motores e maior a necessidade de conhecimento técnico. Pensem nisto.

Abraços e até a próxima edição com mais dicas sobre tecnologia em motores modernos.

Comentários