Oficina Brasil


Ar-condicionado do caminhão Mercedes Benz Axor 2544 2021 é eficiente e a manutenção é fácil

Para o motorista deste caminhão, o importante é que o ar-condicionado ofereça conforto, para o reparador especialista em ar-condicionado é mais interessante ter acesso fácil aos componentes para manutenção

Compartilhe
Por Antônio Gaspar de Oliveira


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Não faz muito tempo que os caminhões eram fabricados com propósito de trabalhar o máximo possível e a questão de conforto não era considerada importante. Que bom que isso mudou para o bem do motorista e dos reparadores que podem tirar proveito desde sistema. Todo veículo novo desperta a curiosidade, principalmente se for um caminhão que nem foi emplacado e já está rodando pelas estradas enfrentando climas quente e frio, mas para o motorista, o clima da cabine pode ser controlado de acordo com o desejo dele. Para que isso aconteça, muitos componentes funcionam em conjunto com partes mecânicas, elétricas e eletrônicas além da termodinâmica que ocorre durante o funcionamento do ar-condicionado. 

Abrindo o compartimento frontal da cabine, já é possível ter acesso a alguns componentes do ar-condicionado e logo é possível ver uma etiqueta com informações muito importantes. 

A primeira trata dos padrões de segurança para sistemas de compressão de vapor de refrigerante em veículos motorizados SAE J639. Esta Norma SAE se aplica a sistemas de compressão de vapor refrigerante que fornecem resfriamento e/ou aquecimento para carros de passageiros, caminhões leves e veículos comerciais (dentro e fora de estrada) que usam sistemas de ar-condicionado móvel do tipo automotivo. Este padrão cobre qualquer veículo com um sistema de climatização usando um compressor acionado por correia ou motor elétrico.

Este documento fornece padrões para projeto, montagem, teste e serviço de sistemas de climatização para minimizar impactos ambientais, de saúde e segurança. Também estão incluídas as declarações de advertência para o setor de serviços para alertar os técnicos sobre os possíveis efeitos à saúde ou segurança associados à ventilação do refrigerante durante o serviço. Não se destina a restringir o uso ou desenvolvimento de outros tipos de sistemas de refrigeração para aplicações de ar-condicionado automotivo. Este documento pode ser alterado ou padrões de segurança adicionais criados caso outros sistemas se tornem práticos. Este documento aborda apenas os refrigerantes HFC-134a (R-134a), dióxido de carbono (R-744) e HFO-1234yf (R-1234yf). Para evitar a contaminação do sistema, todos os refrigerantes usados em sistemas de compressão de vapor de ar-condicionado automotivo requerem acessórios e equipamentos de serviço exclusivos. Os acessórios de serviço exclusivos destinam-se a eliminar o potencial de contaminação cruzada do refrigerante do sistema durante a atividade de manutenção.

O CFC-12 (R-12) não é mais usado em novos sistemas automotivos. A descrição da instalação de serviço é mantida como uma referência para veículos mais antigos ainda em uso. Ao adaptar um sistema R-12 para usar R-134a ou ao remover R-12 (descarte de veículo), use equipamento de serviço projetado para R-12 e certificado para atender aos requisitos de SAE J1990 (equipamento de recuperação e reciclagem de R-12).

Outra descrição contida nesta etiqueta é sobre a qualificação dos profissionais que fazem manutenção no sistema de ar-condicionado.

Os trabalhos de manutenção, como o enchimento de refrigerante ou a substituição de componentes, só podem ser executados por oficinas qualificadas. Todos os regulamentos aplicáveis, bem como o padrão SAE J639, devem ser cumpridos.

É provável que nem todos saibam que o sistema de climatização dos veículos é abastecido com gás refrigerante R-134ª, que contribui com o aquecimento global gerando o efeito de estufa.

A informação que todo reparador especializado em ar-condicionado quer saber também está nesta etiqueta, é a quantidade de gás refrigerante que o sistema comporta e para o caminhão Mercedes Benz Axor 2455 ano 2021 é de 1,10 Kg + 0,05 de R 134ª.  Atrás da tampa onde está fixada a etiqueta, está o filtro de cabine ou antipólen, com acesso muito fácil e sem ter que desmontar metade do caminhão. Ao lado está o filtro secador, que internamente tem elementos dessecantes, que fazem uso da polaridade iônica para captura de água presente no gás R 134a. Na parte superior do filtro secador estão conectados os tubos de entrada e de saída do gás refrigerante liquefeito. Na conexão de saída está instalado o pressostato que monitora o fluxo do refrigerante e tem a finalidade de desligar a embreagem eletromagnética em situações específicas durante o seu funcionamento:

• Quando ocorre a despressurização ou vazamento no sistema, impedindo que o compressor succione impurezas;

• Na ocorrência de pressão acima do especificado para o sistema, evitando rompimento de conexões e mangueiras.

Para o pressostato ser ativado, é preciso atingir níveis críticos de pressão para ser desligado por despressurização quando atinge 2,0 bar, ou desliga por alta pressão ao atingir 30 bar.

O filtro secador recebeu elogios dos reparadores por estar em local de fácil acesso, assim como o filtro de cabine.

Dentro da cabine do caminhão Axor, temos os controles do ar-condicionado, que utiliza quatro botões para o acionamento, um interruptor para ativar o sistema (1) e três controles rotativos, sendo um para acionar o ventilador e determinar as velocidades do ar (2), outro para a distribuição e direcionamento do ar pela cabine (3) e mais um para controlar a temperatura desejada (4) para o conforto dos ocupantes que estão na cabine do caminhão. Através do diagrama do fluxo de ar é possível entender o funcionamento do ar-condicionado do caminhão.

O ar fresco que entra na cabine do caminhão passa pelo filtro antipólen e é forçado pelo ventilador interno para passar pelo evaporador e segue através de passagens com controles de abertura e fechamento, podendo também passar pelo aquecedor, conforme o comando acionado pelo motorista.

Ainda pode ser direcionado para várias saídas no painel para aumentar o conforto térmico na cabine. O motor do ventilador é controlado por meio de sinais de pulso de largura modulada (PWM). 

O compressor (1), que é acionado pela correia do motor, movimenta o gás refrigerante pelo circuito do ar-condicionado direcionando para o condensador (2) sob pressão e temperatura elevada que ainda permanece na forma gasosa, perde calor para a atmosfera e seguindo pela tubulação de alta pressão, chega no filtro secador (3), é limpo de qualquer contaminação química ou mecânica e é monitorado pelo sensor de pressão (B33), continua pelo tubo (4) até a válvula de expansão (5), onde o gás, ainda sob pressão, expande, baixa a pressão, esfria e entra no evaporador (6), retornando pela tubulação de baixa pressão (7) até no compressor (1), onde o ciclo reinicia, mantendo o sistema em funcionamento. 

Para evitar a possibilidade de congelamento do evaporador, um sensor monitora a temperatura e ele é capaz de interromper o funcionamento da embreagem magnética (Y40) através de comando da unidade de controle do ar-condicionado.

Durante o funcionamento, a umidade do ar é convertida em água de condensação, que é conduzida para fora do veículo por meio de uma mangueira e o ar é então seco.

 

Comentários