Oficina Brasil


Ar-condicionado controla até os níveis mais finos de partículas de poeira dentro dos carros

Aquecer ou esfriar a cabine dos veículos tornou-se comum com a instalação do sistema de climatização em praticamente todos os modelos, mas as melhorias dos controles do ar continuam avançando

Compartilhe
Por Antônio Gaspar de Oliveira


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Há apenas algumas décadas, somente os proprietários de carros de luxo tinham o prazer e o conforto do sistema de ar-condicionado instalado nos seus carros. Também já tivemos a fase da instalação deste sistema em carros, que eram comprados por um preço menor por não ter este sistema instalado na fábrica, mas os proprietários queriam o conforto do ar-condicionado e as oficinas especializadas faziam as instalações dos kits, que muitas vezes tinham que passar por adaptações, principalmente dos suportes para manter o alinhamento das polias acionadas por correias.

Podemos observar que atualmente a maioria dos veículos estão saindo de fábrica equipados com sistema de ar-condicionado, tanto nos carros de passeio, nos comerciais médios e também nos caminhões e ônibus. 

Isso é muito bom para as oficinas especializadas neste sistema, porque terão bastante serviços com as manutenções corretivas, ou seja, o cliente só vai trazer o carro para a oficina quando o ar-condicionado parar de funcionar, pois raramente alguém pede para fazer manutenção preventiva.

Já temos muitas melhorias aplicadas neste sistema, visando ao conforto dos ocupantes dos veículos, mas também com a preocupação ambiental, preservando nosso planeta sem agredir a nossa atmosfera, liberando gases que destroem a camada de ozônio ou contribuindo com o aquecimento global.

As mudanças e melhorias no uso de gases menos agressivos ao meio ambiente também permitiram a implantação de novos recursos nos sistemas e alguns fabricantes de automóveis estão inovando e surpreendendo com as tecnologias de controle do ar-condicionado dentro da cabine.

A fabricante Hyundai está inovando com o desenvolvimento de tecnologias de ar-condicionado que mantêm o ar climatizado e limpo dentro dos veículos e para gerenciar a qualidade do ar e o funcionamento deste sistema, são realizadas três etapas:
After-Blow - Mantém o evaporador seco para impedir o desenvolvimento de fungos e bactérias.

Esta função é ativada depois que o motor é desligado e o ar condensado no evaporador é drenado naturalmente por cerca de 30 minutos, é aquela água que aparece debaixo dos carros quando o ar-condicionado estava ligado. 

O sistema After-Blow, ou ventilação posterior, é ativado por 10 minutos para secar o evaporador e remover qualquer resíduo de ar condensado nas aletas e na passagem de ar. O sistema de ar-condicionado permite automaticamente a entrada de ar exterior durante este período para evitar a acumulação de humidade.

Removendo a água condensada nas aletas do evaporador, suprime o crescimento de mofo no sistema de ar-condicionado, que pode causar mau cheiro e entupimento das passagens de ar pelo evaporador.

Toda operação deste sistema ocorre de forma autônoma e com o motor desligado. Para suprir e controlar a energia durante o funcionamento, é necessária a aplicação de tecnologia, que usa um sensor inteligente de bateria (IBS) para monitorar a carga da bateria e interrompe o funcionamento quando atinge níveis críticos, evitando qualquer preocupação com a descarga da bateria. Também se desativa quando o sistema de ar-condicionado não está em uso por um determinado período de tempo ou quando a temperatura externa é baixa. 

Multi-Air Mode - Dispersa o ar dentro da cabine para reduzir o contato direto com o fluxo de ar, utilizando várias saídas de ar-condicionado e aquecimento para criar um ambiente interno mais agradável com ventilação suave.

Quando este modo é ativado, o ar é direcionado para as múltiplas aberturas recém-adicionadas nos bancos do motorista e do passageiro, além das saídas de ar normais. O volume geral da ventilação permanece o mesmo, mas a dispersão do vento reduz o contato direto com o ar e suaviza o ambiente. Este modo pode ser ligado e desligado com base na preferência do motorista.

Fine Dust Indicator - Exibe informações sobre a qualidade do ar em tempo real, indicando o tamanho das partículas no ambiente da cabine.

O Indicador de Pó Fino monitora e mede o tamanho das partículas em suspensão no ar dentro do veículo em tempo real e fornece informações digitalizadas, permitindo que o motorista gerencie melhor a qualidade do ar.

O indicador exibe a concentração e o nível de poluição de partículas ultrafinas (PM 2,5) no interior do veículo usando números inteiros e cores para melhor visualização do usuário, sendo o azul para partículas de 0 a 15 μg/m3, verde para 16 a 35 μg/m3, laranja para 36 a 75 μg/m3 e vermelho para 76 μg/m3 ou superior.

Se o nível de partículas ultrafinas exceder 36 μg/m3 enquanto a função estiver ativa, o modo de limpeza do ar será executado para purificar o ar no veículo.

O sistema de purificação de ar define automaticamente o volume de ar entre 3 e 8 e muda para o modo de recirculação de ar e ativa o sistema de ar-condicionado para reduzir a umidade interna. 

Se a qualidade do ar não melhorar no modo de limpeza, também pode servir de alerta para o motorista substituir os filtros do ar-condicionado ou aspirar os bancos, os tapetes e o carpete do carro, que podem estar com excesso de poeira acumulada.

Os sistemas de controle de climatização e qualidade do ar nos veículos estão ultrapassando barreiras, que ficavam restritas apenas em alguns componentes deste sistema, como o compressor, condensador, evaporador e os demais que completam o conjunto.

Os fabricantes estão avançando além do controle da temperatura, buscando tecnologias para oferecer qualidade do ar que é respirado dentro do carro, ainda reduzindo as probabilidades de contaminação por fungos e bactérias com a redução controlada da humidade do ar. (Fig.12)

O controle da humidade dentro do carro ocorre durante o período que o ar-condicionado estiver ativado e também depois que o motor do carro for desligado e sistemas como este podem gerar especulações, principalmente pelos proprietários, que não conhecem o funcionamento e podem achar que está com defeito. (Fig.13)

Já para os reparadores que estão atentos aos conteúdos publicados pelo Jornal Oficina Brasil, não haverá surpresa quando estes carros equipados com o novo sistema de ar-condicionado chegarem em suas oficinas. 

Comentários