Oficina Brasil


Antes de consertar um veículo com tecnologia avançada, é preciso conhecer os sistemas

Os avanços tecnológicos nos veículos forçam os reparadores a buscarem mais conhecimentos para avaliar e diagnosticar as condições do problema e até chegar à conclusão de indicar a rede autorizada da marca

Compartilhe
Por Antônio Gaspar de Oliveira


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Foi o tempo em que era comum ouvir um reparador dizer que tinha conhecimento acumulado, suficiente para consertar qualquer veículo. A tecnologia colocou limites a todos os profissionais da reparação, em resumo, ninguém conhece tudo e também não tem a capacidade de consertar tudo.

Alguns buscaram a especialização e é possível identificar profissionais que se destacam em determinadas marcas de veículos ou sistemas, como ar-condicionado, direção, transmissão e até reparo de módulos de controles do veículo.
O que ocorreu na última década foi a quantidade de sistemas eletrônicos que funcionam em rede para oferecer o melhor desempenho do veículo, com a maior segurança para o motorista e passageiros. 
Esta segurança oferecida pelos sistemas eletrônicos aplicadas nos veículos também visa à proteção de pedestres, animais e até os demais veículos que trafegam na mesma rodovia.

Tudo isso é muito bem-vindo e é uma maravilha tecnológica, que causa admiração pelos recursos e benefícios de todos, mas em algum momento esses sistemas podem precisar de ajustes ou até intervenções com reparos e substituição de componentes, só que este tipo de reparo vai muito além da remoção e instalação de uma peça, é preciso fazer a calibração e esta tarefa pode estar além da capacidade da maioria das oficinas. Nestas condições, o melhor a fazer é indicar o cliente para a rede de concessionárias da marca, para que o problema seja resolvido.

Apenas para entender um pouquinho deste universo tecnológico instalado nos veículos, vamos descrever os mais comuns e que já estão circulando pelas ruas há alguns anos e certamente vai chegar o momento de fazer manutenções.

Começando pela causa de quase todos os acidentes com veículos, que são ocasionados por erro humano e que poderia ser evitado se o carro estivesse equipado com um sistema que já está ficando conhecido no setor da reparação, é o ADAS, Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (Advanced Driver-Assistance System). 

A função deste sistema é prevenir e reduzir o número de acidentes de carros, que podem ser evitados com o auxílio desta nova tecnologia.

Basicamente o sistema ADAS é composto pelas funções de:

  • Detecção de pedestres;
  • Alerta de saída de faixa;
  • Reconhecimento de sinais de trânsito;
  • Frenagem automática de emergência;
  • Detecção de ponto cego.

A segurança aplicada nos veículos iniciou de forma rudimentar e era denominada como segurança passiva e a exemplo disso, temos o para-brisas formados por duas lâminas de vidro e uma camada intermediária de PVB (polivinil butital), que é resistente a estilhaços, cintos de segurança de três pontos, airbags, que minimizam lesões durante um acidente.

Os veículos tecnológicos são equipados com sistemas ativos como o ADAS, que melhora a segurança, reduzindo acidentes e lesões aos ocupantes. A utilização de câmeras nos veículos envolve uma nova função de inteligência artificial, que usa a fusão de sensores para identificar e processar objetos. A fusão de sensores, semelhante às informações do processo do cérebro humano, combina grandes quantidades de dados com a ajuda de software de reconhecimento de imagem, sensores de ultrassom, lidar e radar. 

Essa tecnologia pode responder fisicamente mais rápido do que um motorista humano jamais conseguiria. Este sistema é capaz de analisar as imagens geradas pelas câmeras em tempo real e reconhecer o que o vídeo mostra e determinar quais decisões serão tomadas para garantir a segurança.

Alguns sistemas que incorporam o ADAS mais comuns são:

1. Controle de cruzeiro adaptativo - O controle de cruzeiro adaptativo (ACC) é muito utilizado em rodovias, onde os motoristas não conseguem monitorar sua velocidade e dos outros carros durante todo o tempo da viagem. 

O controle de cruzeiro avançado pode acelerar, desacelerar e, às vezes, parar o veículo automaticamente, dependendo das ações dos outros veículos que trafegam na mesma estrada.

2. Farol alto sem brilho e luz de pixel - O farol alto e a luz de pixel sem brilho usam sensores para se ajustar à escuridão e ao ambiente ao redor do veículo, sem perturbar o tráfego que que está no sentido contrário ou o carro que está logo à frente. Este novo sistema de farol é capaz de detectar as luzes de outros veículos e redireciona a luz para evitar que a visão dos outros usuários da estrada fique temporariamente afetada. 

3. Controle de luz adaptativo - O farol incorporou funções como o controle de luz adaptativo, que ajusta os faróis do veículo às condições de iluminação externa. Ele altera a potência, a direção e rotação dos faróis, dependendo do ambiente e da escuridão das ruas e estradas.

4. Estacionamento automático  - Estacionar um carro ainda pode ser uma tarefa difícil para alguns motoristas, mas o sistema de auxílio automático de estacionamento ajuda a informar os motoristas sobre pontos cegos durante as manobras. Câmeras instaladas nos retrovisores permitem uma visão melhor do ambiente do que os espelhos externos tradicionais. Em alguns carros, o sistema pode até completar o estacionamento automaticamente sem a ajuda do motorista.

5. Estacionamento autônomo - O estacionamento autônomo é uma nova tecnologia que funciona por meio de malha de sensores veiculares, comunicação em rede 5G, com serviços em nuvem que gerenciam veículos autônomos em áreas de estacionamento. Os sensores do veículo fornecem ao veículo informações sobre onde ele está, para onde precisa ir e como chegar com segurança. 

Todas essas informações são avaliadas metodicamente e usadas para realizar aceleração, frenagem e direção até que o veículo esteja estacionado com segurança.

6. Sistema de navegação  Viajar por estradas desconhecidas ou encontrar um endereço nas cidades ficou muito mais fácil com os sistemas de navegação do carro, que fornecem instruções na tela e comandos de voz para ajudar os motoristas a seguir uma rota segura enquanto se concentram na condução do veículo. 

Alguns sistemas de navegação têm informações de dados de trânsito e se for necessário, é possível buscar uma rota alternativa para evitar engarrafamentos. Os sistemas avançados podem até oferecer displays (HuD), que projetam informações no para-brisas para reduzir a distração do motorista.

7. Visão noturna - Enxergar no escuro tornou-se possível com os sistemas que permitem aos motoristas ver coisas que de outra forma seriam difíceis ou impossíveis de ver à noite. 

Existem duas categorias de implementações de visão noturna: 

Os sistemas ativos de visão noturna que projetam luz infravermelha. E os sistemas passivos que dependem da energia térmica que vem de carros, animais e outros objetos.

8. Monitoramento de ponto cego - Sensores instalados em pontos estratégicos dos veículos fornecem informações importantes aos motoristas e em alguns sistemas, soam um alarme quando detectam um objeto no ponto cego do motorista, quando tenta entrar em uma pista ocupada. 

9. Frenagem automática de emergência - A frenagem automática de emergência usa sensores para detectar se o motorista está prestes a bater em outro veículo ou em outros objetos na estrada. 

Este sistema pode medir a distância do tráfego nas proximidades e alertar o motorista sobre qualquer perigo. Alguns sistemas de frenagem de emergência podem adotar medidas preventivas de segurança, como apertar os cintos de segurança, reduzir a velocidade e a direção adaptativa para evitar uma colisão.

10. Estabilização do vento lateral - Este recurso ADAS relativamente novo ajuda o veículo a neutralizar fortes ventos cruzados. Os sensores deste sistema podem detectar uma forte pressão agindo no veículo durante a condução e aplicar freios nas rodas afetadas pela perturbação do vento cruzado. 

11. Detecção de sonolência do motorista - A detecção de sonolência avisa os motoristas sobre sonolência ou outras distrações na estrada. Existem várias maneiras de determinar se a atenção de um motorista está diminuindo. Em um caso, os sensores podem analisar o movimento da cabeça do motorista e a frequência cardíaca para determinar se indicam sonolência. Outros sistemas emitem avisos aos motoristas, semelhantes aos sinais de alerta para detecção de faixa.

12. Sistema de monitoramento do motorista - O sistema de monitoramento do motorista é outra forma de medir a atenção do motorista. Os sensores da câmera podem analisar se os olhos do motorista estão na estrada ou à deriva. Os sistemas de monitoramento do motorista podem alertar os motoristas com ruídos, vibrações no volante ou luzes piscando. Em alguns casos, o sistema tomará a medida extrema de parar o veículo completamente. 

13. Comunicação 5G e V2X - Com este novo recurso 5G ADAS, oferece maior confiabilidade e menor latência, permitindo a comunicação entre os veículos ou pedestres, geralmente chamados de V2X. 

Muitos veículos se conectam a redes de celulares para navegação em tempo real, melhorando a percepção da situação, controlar ou sugerir ajustes de velocidade para compensar o congestionamento do tráfego e atualizar os mapas GPS com atualizações em tempo real. O V2X é essencial para oferecer suporte a atualizações de softwares, atualizações de mapas e até correções de problemas. 

Como não há fronteiras para o avanço tecnológico, o número crescente de hardware e software eletrônicos automotivos implica até nas mudanças dos modelos de automóveis, que os deixam mais confiáveis e seguros.

No início, os carros dependiam totalmente do condutor para o seu funcionamento e condução, mas os níveis de automação de condução partem do nível 0 até o nível 5, que são os carros totalmente autônomos, capazes de detectar seu ambiente e operar sem envolvimento humano.

O volume de dados processados nos carros autônomos é enorme, tornando necessária a adoção de processadores de 64 bits, redes neurais e aceleradores de inteligência artificial para lidar com o alto volume de dados, exigindo os mais recentes recursos de semicondutores, tecnologias de processo de semicondutores e tecnologias de interconexão para oferecer suporte aos recursos ADAS. 

A palavra ADAS é pequena, mas o envolvimento tecnológico é gigante.

O desafio da reparação automotiva também é semelhante e cada profissional tem que investir muito em conhecimento para atender aos padrões elevados de tecnologia embarcada.

Comentários