Oficina Brasil


Actros - caminhão da Mercedes Benz com tecnologia que impressiona até os outros fabricantes

Podemos continuar achando que é um caminhão, mas está tudo renovado para o conforto do motorista, segurança do caminhão e principalmente para quem está do lado de fora como pedestres e outros veículos

Compartilhe
Por Antonio Gaspar de Oliveira


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Assistência ativa de direção

O grande destaque deste caminhão está na tecnologia aplicada para a segurança, denominado como o novo Active Drive Assist, que é uma inovação mundial em um caminhão.

O sistema oferece direção parcialmente automatizada em todas as faixas de velocidade do veículo. Apoia ativamente o motorista em determinadas condições através da orientação longitudinal e lateral do caminhão e pode automaticamente acionar os freios e acelerar o veículo, mantendo dentro da faixa de rodagem da estrada. 

Actros

O sistema é de grande utilidade no tráfego pesado e em viagens longas e monótonas. No entanto, o motorista continua a ter total responsabilidade por dirigir o veículo com segurança. Essa responsabilidade também significa que o motorista deve sempre ter controle total do veículo no trânsito.

O Active Drive Assist pode manter o caminhão na faixa de rodagem através de movimentos de direção. Com o apoio de uma câmera, o sistema guia o veículo de acordo com as marcações nos dois lados da estrada. 

Actros

Segurança adicional: a orientação da pista ativa continua mesmo que o motorista tenha desativado o Active Drive Assist. Se o veículo ameaçar sair inadvertidamente da faixa de rodagem, a orientação da faixa ativa irá, no entanto, intervir e direcionar automaticamente o veículo de volta à faixa de rodagem.

O Active Drive Assist utiliza o novo sistema de direção operado eletricamente, aumenta o torque da direção durante manobras e assim melhora a condução.

Quando o sistema está em operação, o motorista vê um ícone de volante azul no visor central do painel de multimídia, junto com as marcações da faixa azul.

A aproximação muito rápida de um veículo que está á frente é identificada e o Active Drive Assist diminui automaticamente a velocidade. Quando a distância do veículo da frente aumenta novamente, o sistema acelera o caminhão na velocidade selecionada. 

Actros

A distância desejada para o veículo da frente pode ser configurada em diferentes níveis. O sistema também ajuda o motorista em um engarrafamento, combinando com a função stop & start.

Todos os sistemas de suporte no novo Actros operam em conjunto, o Active Drive Assist usa a avançada tecnologia de radar e câmera do Active Brake Assist 5 no reconhecimento do tráfego a frente e na detecção de marcações nas estradas. O Active Drive Assist sempre opera de acordo com as especificações do sistema inteligente de controle de cruzeiro e controle de transmissão, Predictive Powertrain Control, para mover o caminhão da maneira mais econômica possível.

Espelho retrovisor agora é uma câmera de alta definição

Pela primeira vez em um caminhão produzido em massa, são instaladas câmeras que substituem os espelhos retrovisores externos. Com o nome de MirrorCam, ela melhora a segurança e a aerodinâmica. 

Actros

Actros

O sistema opera completamente com câmeras digitais e displays. As câmeras são montadas à direita e à esquerda na estrutura exterior do teto. As imagens das câmeras aparecem em dois monitores de 15 polegadas montados nas colunas da cabine e permitem o ajuste do brilho das telas. 

Actros

Actros

A área de visualização pode ser alterada na unidade de operação da porta, como no ajuste de espelho convencional e o sistema da câmera também pode ser aquecido, isso é muito útil em países frios onde as nevascas são frequentes.

A MirrorCam oferece uma visibilidade consideravelmente melhorada que evita o ponto cego em que o motorista não tem visão. Nesta área, pedestres e ciclistas podem ser facilmente atropelados, mas a MirrorCam resolve completamente o problema de espelhos mal ajustados pois, antes de cada partida do motor, a câmera se configura automaticamente para uma visão ideal.

E de qualquer perspectiva, a tela mostra a mesma imagem completa e suas múltiplas funções ajudam o motorista ao duplicar a imagem no visor, a parte interna da curva gira junto com a carreta, para fornecer uma visão ideal do caminhão inteiro. 

Actros

As linhas de distância também ajudam o motorista a estimar melhor o tráfego. Uma linha adicional ajustável separadamente também pode indicar o final da carreta, por exemplo.

Manobras com precisão de centímetro tornam-se ainda mais fáceis, pois a câmera mostra uma visão de manobra especial para marcha à ré: a parte superior da tela mostra a área próxima ao veículo e a parte inferior, com uma sobreposição, as áreas distantes.

À medida que escurece com a chegada da noite, o sistema muda para o modo de visão noturna, para evitar ofuscar o motorista e reduzir o brilho dos faróis de outros usuários da estrada.

Actros

Durante o dia o sistema também evita que o motorista fique ofuscado com a luz solar direta. No caso do motorista parar para dormir, ele pode ativar o sistema por dois minutos por vez com um interruptor no beliche. O motorista pode monitorar o ambiente do veículo o tempo todo nos monitores, mesmo que as cortinas estejam fechadas.

Este sistema de câmeras que substituem os espelhos retrovisores externos atende à legislação internacional (UN aplicável R46 para espelhos retrovisores).

Assistência de proteção lateral

O Sideguard Assist está disponível desde 2016 e minimiza a probabilidade de acidentes perigosos do lado do passageiro quando o veículo vira para a direita. No entanto, o desenvolvimento do novo Actros revisou ainda mais o sistema e o tornou adequado para o futuro digital dos caminhões.

Outra característica especial é que o sistema cobre todo o comprimento do lado direito da combinação caminhão e carreta e pode prever a curva realizada pela carreta.

A combinação dos sistemas MirrorCam e o Sideguard Assist que operam em conjunto no novo Actros, o visor do MirrorCam exibirá as mensagens de aviso desse sistema em situações críticas de direção. [C1]

Todas as notificações e indicadores relevantes estão em um só lugar, isso evita que o motorista fique sobrecarregado com informações.

O Sideguard Assist opera com um processo de aviso em várias etapas:

Se um objeto em movimento ou estacionário for detectado na zona monitorada no lado do passageiro, o motorista recebe primeiro um aviso visual. Ele vem na forma de um símbolo de aviso triangular amarelo que acende na tela MirrorCam no lado do motorista.

Se houver risco de colisão, um aviso visual e acústico adicional também é emitido: o display pisca em vermelho repetidamente e, após dois segundos, acende em vermelho permanentemente. Além disso, um tom de aviso soa no lado do passageiro ao mesmo tempo.

O Sideguard Assist não intervém ativamente no sistema de freio. Assistido pelos avisos do sistema, o motorista é responsável por frear devidamente o caminhão.

Em consonância com o lançamento do novo Actros, o Sideguard Assist agora pode apoiar o motorista sob certas condições ao virar para a esquerda: em caminhões com uma saliência de chassi a mais de 1,5 metros atrás do último eixo traseiro, existe o risco de o canto direito traseiro do veículo girar para fora quando virar para a esquerda.

Isso pode resultar em uma colisão perigosa com outros usuários da estrada. Podem ser pedestres, ciclistas ou outros veículos, por exemplo, no entanto, no novo Actros, o Sideguard Assist pode avisar o motorista de tal colisão em tempo útil.

O Sideguard Assist é composto por dois sensores de radar de curto alcance na carcaça no lado do passageiro em frente ao eixo traseiro do caminhão. 

Actros

O sistema foi projetado para monitorar todo o comprimento da combinação do caminhão, mais dois metros à frente e um metro atrás. Ele funciona para veículos individuais e combinações de veículos de até 18,75 metros de comprimento.

Assistente de frenagem ativo 5 com detecção de pedestre

O novo Active Brake Assist 5 oferece maior segurança aos pedestres. Uma novidade na versão atual do sistema de assistência à frenagem de emergência é a interação entre os sistemas de radar e câmera.

Entre outras coisas, a resposta do sistema a pessoas em uma faixa de velocidade abaixo de 50 km / h foi aprimorada.

Dentro dos limites do sistema, o Active Brake Assist 5 agora é capaz de executar a frenagem de emergência ao encontrar pedestres cruzando seu caminho, aproximando-se pela frente, andando à frente ou parando subitamente quando assustado. 

Actros

Se o Active Brake Assist 5 detectar um risco de colisão com um veículo que viaja à frente, um obstáculo estacionário ou uma pessoa, o motorista é alertado sobre o perigo por um sistema de alerta progressivo de três estágios. Se o motorista falhar, um aviso visual e um tom de aviso ocorrerão primeiro.

A frenagem parcial será então aplicada, se o motorista ainda não reagir dentro de seus limites, o sistema poderá realizar a frenagem máxima a uma velocidade inferior a 50 km / h, ativar o sistema de luzes de advertência de perigo para sinalizar o tráfego. Finalmente ao parar, o veículo aciona o novo freio de estacionamento eletrônico.

O Active Brake Assist 5 pode detectar situações perigosas em muitos casos melhor do que uma pessoa, apoiando o condutor na minimização do perigo de uma colisão e na redução ou prevenção total das conseqüências de um acidente.

No entanto, o Active Brake Assist 5 não suporta direção autônoma, o que permitiria ao motorista ignorar o tráfego. Dessa forma, os motoristas mantêm total responsabilidade em todos os momentos da estrada, conforme exigido por lei. Eles devem ajustar sua direção à situação do trânsito e, em particular, monitorar constantemente sua distância e velocidade a seguir.

Freio de estacionamento eletrônico, assistente de trafego e controle de estabilidade

Além do Active Drive Assist, MirrorCam, Sideguard Assist e Active Brake Assist 5, outros sistemas inovadores aumentam a segurança no novo Actros.

O novo freio de estacionamento eletrônico com função HOLD combina o fácil manuseio e maior segurança. 

Actros

É ativado automaticamente quando o motor é desligado. A função HOLD integrada é ativada quando o veículo está parado, pressionando o pedal do freio.

A função é liberada assim que o pedal do acelerador é operado novamente. O auxiliar de partida Hill Holder integrado do sistema executa um serviço valioso ao parar e sair em trechos de subida, impedindo que o caminhão volte em função da inclinação.

O Traffic Sign Assist pode detectar limites de velocidade, o início e o fim de zonas sem sinalização e sinais de aviso aparecem no visor. Um aviso visual aparece se o motorista dirigir a uma velocidade superior à indicada pelos sinais de trânsito detectados.

O novo Actros viaja com mais segurança na estrada, graças ao novo Stability Control Assist para carretas, evitando o L nas frenagens em curvas, o sistema freia a carreta com uma pressão moderada de freio para estabilizar o conjunto, caminhão e carreta. Esta função opera de acordo com a diretiva aplicável para sistemas de freios, UN R13.

Luz diurna e sistema inteligente

Luz também significa segurança, as novas luzes de circulação diurna LED de característica padrão tornam o caminhão perfeitamente visível durante o dia, combinando com a função de comutação automática entre farol baixo e farol alto, bem como luz de curva automática e faróis de neblina. 

Actros

Controle de potência preditivo

Os grandes avanços na redução do consumo de combustível nos serviços interurbanos vêm principalmente de funções expandidas, como o sistema inteligente de controle de cruzeiro e controle de transmissão, Predictive Powertrain Control.

Além de um sistema de posicionamento baseado em satélite, a nova geração usa mapas digitais precisos de estradas que contêm dados sobre topografia, curvas, a geometria de cruzamentos e rotatórias, bem como sinais de trânsito.

Assim, o sistema não apenas aperfeiçoa o estilo de direção em subidas ou descidas, mas também em rotas sinuosas, nas quais o uso do controle de cruzeiro anteriormente não era ideal. 

Actros

O objetivo geral aqui é que o caminhão economize o máximo de combustível possível e também apoie o motorista da melhor maneira possível. Além disso,

o sistema se beneficia do novo modo de direção utilizando o PowerShift 3, projetado para um estilo de direção ainda mais econômico.

Os programas de acionamento Standard / Eco / Power são novamente padrão no novo Actros. Também novo, o sistema de controle preditivo do trem de força agora também está disponível para cargas pesadas de até 120 toneladas, veículos com tração nas quatro rodas e veículos com tração auxiliar hidráulica ou embreagem turborretardadora.

Diagnóstico remoto

A confiabilidade é essencial para qualquer chefe de frota. Com o objetivo de maior disponibilidade de veículos, o Mercedes-Benz Uptime oferece um produto de serviço inovador para os clientes da Mercedes-Benz caminhões através de redes inteligentes de veículos em tempo real e através de um atendimento intensivo ao cliente. O sistema de telediagnóstico totalmente automático verifica continuamente o status dos sistemas do veículo no caminhão em tempo real. Leva apenas alguns segundos para interpretar os dados, identificar condições críticas e fornecer recomendações concretas para ação. Caso seja indicada a necessidade de manutenção ou reparos, o Serviço Mercedes-Benz ajudará imediatamente o cliente com uma solução individualizada, ideal para o planejamento da viagem e as condições do veículo.

Dados técnicos

Mercedes-Benz Actros 1851 LS 4x2,

Exterior, branco ártico,

OM 471 Euro VI com potência de 375 kW / 510 hp,

Cilindrada 12,8 l, transmissão Mercedes PowerShift de 12 velocidades 3,

Active Brake Assist 5,

Proximity Assist,

Traffic Sign Recognation Assist e

Sideguard-Assist

Assistência para Manutenção de Faixa, Assistência à Estabilidade, Assistência à Atenção, Active Drive Assist, MirrorCam, Controle Preditivo de Trem de Força, faróis BiXenon.

[C1]Parágrafo truncado, confuso; a primeira parte(que termina em ‘ Actros’ não tem relação clara com o resto. Conferir com autor

Comentários