Oficina Brasil


A correta informação sobre um componente, auxilia no dia a dia na oficina mecânica

Importantes informações quanto à aplicação da peça, como modelo, motor e ano, correlação com o número OEM original, tudo isso na tela do computador

Compartilhe
Por Professor Scopino


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

No dia a dia da reparação automotiva, além de alta tecnologia aplicada nos veículos, temos a necessidade de codificar corretamente as peças. Nada pior para a oficina a ter carros parados por falta de peças, ou pior, parados por pedido de peças erradas!

Neste caso, podemos ter problemas na promessa de entrega ao Cliente, na cotação da peça que pode ter alterações e no fluxo de carros e de caixa da empresa! Se antes existiam os catálogos em papel, que eram atualizados uma ou duas vezes por ano, mudou muito! Era necessário aguardar uma visita de um técnico ou promotor da fábrica, ou uma feira ou congresso do setor, para garimpar e ganhar um catálogo atualizado de peças. Mas o tempo passou, e a tecnologia está bem avançada nos dias atuais.

As informações podem acessadas via app ou direto no site do fabricante

E na atualidade, podemos facilmente, utilizando a internet, baixar apps de vários fabricantes e ter o catálogo on-line, com atualizações constantes e sempre com correções em relação a aplicações, modelos, anos e motores por exemplo. E em muitos casos, temos a numeração OEM, a original de montadora, na peça a ser substituída, e com ela podemos encontrar facilmente a peça correta com total compatibilidade.

VANTAGENS

Por ser on-line, o catálogo é constantemente atualizado e de forma automática. E pensar que em um passado, nem muito distante, os catálogos eram em papel e quando havia erros, os mesmos somente eram corrigidos no catálogo do próximo ano! Hoje a correção ocorre praticamente junto com a descoberta do erro, é tudo muito rápido, tudo on-line.

E quando se fala em alta tecnologia, estamos falando também de componentes e sua correta aplicação

São várias montadoras comercializando seus veículos no Brasil.

São vários modelos distintos, com motorizações diferentes e com tipo de combustível em pelo menos quatro versões, gasolina, álcool, flex ou diesel.

Codificar a peça de forma correta é um meio assertivo para a correta formação de um orçamento e prazo de entrega da peça e término do serviço completo.

DE REPARADOR PARA REPARADOR

São tantos modelos de carros diferentes, motores diferentes e aplicações diferentes, que somente com a ajuda de catálogos eletrônicos para termos uma precisão maior na manutenção automotiva, ainda mais com tanta tecnologia aplicada atualmente. Para isso, temos que usar a tecnologia nas nuvens para acessar catálogos do tipo app ou nos sites dos fabricantes, onde temos atualização constante e corretas aplicações que vão facilitar muito o dia a dia na reparação automotiva.

É mais tecnologia nos motores e maior a necessidade de conhecimento técnico. Pensem nisto.

Abraços e até a próxima edição com mais dicas sobre tecnologia em motores modernos.  

Comentários