Oficina Brasil


A bomba de óleo é um dos principais componentes do sistema de lubrificação do motor

Sempre que for substituir a bomba de óleo, deverá ser feita uma limpeza completa do sistema de lubrificação para garantir um perfeito funcionamento do novo componente no motor

Compartilhe
Por Professor Scopino


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

O sistema de lubrificação e também o sistema mecânico do motor são compostos por uma quantidade de peças móveis e fixas. Cada peça está envolvida tanto individualmente como em conjunto com outros componentes. Por isso, problemas de pressão de óleo e de alimentação de óleo podem ter diversas causas. No caso de falha de uma peça, muitas vezes o sistema de lubrificação completo pode ser danificado.

Se o problema não for reconhecido a tempo ou se for ignorado, todas as peças relacionadas serão afetadas. Muitas vezes ocorre o dano total do motor, apesar das causas dos problemas serem pequenas. Antes de realizar a substituição da bomba de óleo, vários pontos devem ser verificados para que os possíveis danos sejam eliminados.

A bomba de óleo do motor é a peça responsável pela lubrificação forçada do motor e ainda auxiliar no controle de temperatura onde o sistema de arrefecimento não chega a atuar.

O tubo de sucção pode estar obstruído causando falta de pressão ou vazão de óleo

1. Indicações gerais de montagem:

A fim de garantir a função correta e a vida útil da bomba de óleo, deve-se observar obrigatoriamente, durante a montagem da nova bomba, as instruções de montagem do fabricante de motor, bem como as seguintes indicações gerais de montagem:

• Remova o óleo usado e verifique a existência de eventuais impurezas. Especialmente impurezas metálicas levam muitas vezes ao desgaste mecânico de peças individuais dos componentes do motor.

• Durante a montagem da bomba, observe obrigatoriamente a limpeza. O tubo de sucção de óleo é equipado no geral somente com uma tela metálica. Partículas de impurezas ou metal remanescentes no motor podem atingir o interior da nova bomba após a reparação e causar desgaste novamente em pouco tempo. Para isso, todas as peças e canais que entram em contato com o óleo e o tubo de sucção de óleo devem ser limpas.

• Na montagem de uma nova bomba de óleo deve-se substituir o filtro de óleo. Se o sistema de pressão do óleo estiver muito sujo, ele deve passar adicionalmente para uma limpeza.

• Antes da montagem da nova bomba, ela deve ser comparada com a geometria da bomba antiga.

A medição da pressão de óleo é fundamental para o teste da bomba de óleo

Causas de pressão de óleo muito baixa ou inexistente:

• Nível do óleo baixo demais;

• Viscosidade do óleo baixa demais (muito fino);

• Formação de espuma no óleo do bloco do motor devido a nível muito alto do óleo, a óleo inadequado com aditivação incorreta, ou ainda devido a óleo com impurezas;

• Filtro de sucção de óleo entupido;

• Tubo de sucção de óleo com vazamento (entrada somente de ar);

• Válvula de regulagem de óleo pendurada (aberta);

• Filtro de óleo entupido;

• Canais de óleo, tubulações e radiador de óleo entupidos;

• Jet cooler aberto ou quebrado (refrigeração da injeção do pistão);

• Bujão de fechamento faltante ou exposto em canais condutores de pressão do bloco do motor, cabeçote e virabrequim;

• Bronzinas do virabrequim, eixos de comando, árvores compensadoras e eixos do balancim desgastados;

• Componentes desgastados ou com defeito, como tucho hidráulico, turbo-compressor, bombas injetoras ou bombas de alta pressão;

• Vedações com vazamento no motor.

DE REPARADOR PARA REPARADOR

Devemos ter muita atenção com o sistema de lubrificação do motor, já que é um sistema de alta possibilidade de danos reais ao motor. Primeiro devemos sempre estar atentos ao tipo de lubrificante recomendado pelo fabricante do motor e quanto ao seu correto nível. Na prática temos analisado e percebido muitas falhas de filtro de óleo (qualidade) e sensores de pressão ou válvulas de controles com falhas. E quando for necessário fazer a substituição da bomba de óleo devemos fazer uma excelente limpeza do sistema, sempre trocar filtro e óleo do motor.

É mais tecnologia nos motores e maior a necessidade de conhecimento técnico.

Pensem nisto.

Abraços e até a próxima edição com mais dicas sobre tecnologia em motores modernos. 

Comentários