Oficina Brasil


A bomba de água elétrica tem precisão no controle de acionamento

Com um controle eletrônico da circulação do líquido de arrefecimento o motor aquece mais rapidamente e isso melhora até as emissões

Compartilhe
Por Professor Scopino


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

O motor de combustão interna tem em sua definição ser um transformador da energia química do combustível, em energia calorífica no momento da combustão e em energia mecânica no movimento da árvore de manivelas. Nesta definição temos o “calor” como uma das energias em questão, e claro quando falamos em calor, o controle da temperatura do motor é essencial, uma vez que temos um líquido de arrefecimento (mistura arrefecedora = água + aditivo recomendado) circulando pelas galerias do motor e trocando calor com o ar, através do radiador do sistema.

Mas no sistema tradicional temos uma bomba de circulação mecânica acionada por correia auxiliar ou correia dentada do motor, ou seja, a circulação do líquido é constante e proporcional de acordo com a rotação do motor, mesmo que a temperatura esteja muito baixa, e com o controle de circulação por uma ou duas válvulas termostáticas. 

Na fase fria não há necessidade de circulação do líquido de arrefecimento 

E esse acionamento da bomba de água tradicional mecânica traz alguns inconvenientes em motores modernos, como os que têm a tecnologia start stop, que ao parar de funcionar (fase stop) vai parar também a circulação do líquido de arrefecimento, causando um aumento repentino e não desejado na temperatura do motor.

Também no sistema tradicional, ao chegar e estacionar o veículo, desligando o motor e fechando o carro, a temperatura também vai aumentar de forma não desejada, por isso alguns modelos possuem acionamento do eletroventilador mesmo com o motor desligado, para auxiliar na diminuição da temperatura após o desligamento do motor. A bomba de água com acionamento elétrico existe para solucionar esses inconvenientes. 

A bomba de água elétrica pode ser acionada inclusive após o motor ser desligado  

Na aplicação para a linha Mercedes Benz, por exemplo, a bomba de água elétrica possui 4 terminais em seu conector elétrico, sendo: 

• Alimentação positiva com tensão da bateria; 

• Aterramento; 

• Sinal de comando em PWM; 

• Ligação à rede de comunicação (Lin). 

Com essa tecnologia, teremos o controle efetuado pela unidade de controle do motor, e devemos entender que primeiro a bomba elétrica não tem duas posições, ligada ou desligada, o seu acionamento é em pulso modulado, e segundo, de acordo com a necessidade teremos uma maior ou menor circulação do líquido de arrefecimento do motor, ou seja, é aquela palavra muito utilizada em sistemas eletrônicos modernos, que é o acionamento sob “demanda”.

Com esse controle da bomba de água elétrica na fase fria do motor esse atuador pode ou não ser acionado até o motor atingir a temperatura normal ou ideal de funcionamento, e em congestionamentos onde há pouca circulação de ar pelo radiador, teremos uma “demanda” maior e assim um sinal PWM maior na bomba elétrica, quando o motor for desligado, a circulação do líquido de arrefecimento pode ser mantida por um período, da mesma forma em veículos com o sistema start stop. E esse acionamento elétrico da bomba de água sob demanda gera menor consumo de combustível, maior potência do motor e menor emissão de poluentes.

Portanto, o acionamento mecânico da bomba d´água tradicional por correia acaba “tirando” um pouco de potência do motor do veículo. 

DE REPARADOR PARA REPARADOR 

A bomba de água elétrica pode ser montada em qualquer local, na lateral do bloco do motor, na parte superior ou inferior, dianteira ou traseira do motor. Isso ocorre por ela não ser acionada pela correia auxiliar ou pela correia sincronizadora. Por ser de acionamento elétrico, em pulso PWM, a bomba de água elétrica é acionada pela unidade eletrônica do motor de acordo com a necessidade e pela demanda.

Para nós reparadores temos dois importantes pontos de análise, primeiro quanto a possíveis códigos de falhas registrados na unidade eletrônica do motor com a utilização do scanner automotivo, e segundo, com a correta aplicação do aditivo do sistema de arrefecimento e sua correta proporção com água desmineralizada.

E mais uma vez, o quanto é importante a correta aplicação de um item básico na manutenção automotiva: a bateria e alimentação elétrica, sobre as quais devemos estar sempre atentos à correta amperagem e principalmente ao correto CCA, e aos pontos de aterramento e de ligações do chicote elétrico do veículo.

É mais tecnologia nos motores e maior a necessidade de conhecimento técnico. Pensem nisto.

Abraços e até a próxima edição com mais dicas sobre tecnologia em motores modernos.  

Comentários