Oficina Brasil


Amarok com 160 mil km - Manutenção completa do sistema de combustível, inclusive no tanque

Fazer o serviço completo no veículo é a melhor forma da oficina ter a certeza da qualidade da manutenção e garantir a tranquilidade do cliente sem deixar nenhuma dúvida sobre o trabalho profissional realizado

Compartilhe
Por Antonio Gaspar de Oliveira


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Quando um veículo usado é comprado é preciso ter muito cuidado, o melhor a fazer é procurar um profissional capacitado para realizar os serviços necessários para que o novo proprietário tenha confiança ao dirigir. 

Foi isso que aconteceu com a Amarok que recebeu um tratamento literalmente limpo começando do tanque de combustível, bomba de transferência, filtros, bomba de alta pressão, common rail e injetores.

A aprovação de um serviço como esse exige habilidade e conhecimento técnico do profissional da reparação automotiva para convencer tecnicamente o cliente. 

Como o cliente não tem a obrigação de conhecer os sistemas dos veículos, cabe ao reparador explicar o funcionamento considerando todo o trajeto percorrido pelo combustível desde o tanque até ser queimado na câmara de combustão do motor e ainda orientar sobre os benefícios que um sistema limpo e calibrado pode proporcionar à vida útil do motor e a satisfação de dirigir um carro com bom desempenho.

O trabalho tem início com a remoção do tanque de combustível que é de plástico e isso já é uma vantagem em relação aos tanques fabricados com chapa metálica, que podem sofrer o ataque da ferrugem.

Com o tanque removido é possível ver as condições dele, com uma camada de sujeira que deve ser removida com uma boa limpeza para deixá-lo como novo.

Além da limpeza externa, é preciso fazer a limpeza interna, que é a mais importante e se for possível, registre através de imagens para mostrar as condições do tanque para o cliente.

Dentro do tanque tem a bomba elétrica de transferência, que também deve ter verificada as suas condições de funcionamento considerando a parte elétrica, pressão e vazão de combustível. A tubulação de combustível deve ser avaliada quanto a ressecamento, deformações e possíveis obstruções.

O sistema de alta pressão de combustível trabalha com até 1800 bar, a pressão de retorno opera entre 4,5 a 6 bar e a bomba de envio de combustível do tanque para a bomba de alta pressão trabalha com 6 bar. 

Com tanque limpo e com a confirmação do funcionamento correto da bomba de combustível, a verificação continua com troca do filtro de combustível, que é feita por baixo do carro. 

Sempre que houver identificação de água no sistema, é recomendável fazer troca do filtro e a qualidade do filtro é fundamental para o correto funcionamento do motor. 

Como o seu serviço carrega o peso do seu nome, então não vale o risco de colocar uma peça que pode comprometer todo o seu trabalho. 

Subindo para parte da frente do motor, chegamos na bomba de alta pressão, que deve ser removida, desmontada, colocada em banho químico para uma boa limpeza e depois passar por um banho de água, secar bem para verificar possíveis danos internos antes de começar a montar o reparo novo. 

A válvula de medição de combustível tem um sistema de filtragem para impedir a passagem de sujeira que pode ter passado pelo filtro, evitando danos aos componentes internos da bomba de alta pressão. Ao instalar a bomba de alta pressão, é essencial garantir que nenhuma sujeira entre no sistema de combustível antes da instalação das linhas de combustível. (

Agora é a vez de remover os quatro bicos injetores e torcer para que não estejam travados por carbonização, isso tem sido um temor entre os reparadores diesel que já sofreram para retirar, já houve casos extremos de ter que remover o cabeçote para sacar os injetores.

Ao retirar os injetores é importante marcar a posição de cada um com a identificação do cilindro correspondente. Com os injetores removidos é recomendável fazer uma limpeza externa antes de seguir com os testes que se iniciam com medição da resistência, na sequência verificar a indutância e anotar as informações de cada um deles. 

A etapa seguinte envolve o uso de equipamento adequado chamado banco de provas para verificar a vazão de retorno, a parcial, a total e em marcha lenta. Com estas informações, que são mostradas na forma de gráfico vermelho quando está fora do padrão e verde quando está dentro dos padrões de funcionamento do bico injetor, é possível avaliar o estado de cada um e decidir se é possível fazer o reparo ou substituição por uma unidade nova.

Como todos os componentes do sistema passaram por manutenção é natural que tenha ar a ser removido e para isso tem um procedimento. Depois que o tanque foi abastecido com o combustível recomendado para este modelo de carro, pode dar início ao processo de sangria. 

Este processo leva cerca de dois minutos e as bombas de combustível são acionadas três vezes, este processo não deve ser encerrado sem completar todas as etapas:

Ligar o motor.

Deixe o motor funcionando em marcha lenta por alguns minutos e depois desligue novamente.

Procure ver se há vazamentos no sistema de combustível.

Veja no painel de instrumentos se a luz de anomalia está acesa e se for necessário, leia a memória de avarias e se houver o registro de alguma falha, basta apagar.

Ligue o motor e deixe funcionando em marcha lenta por mais alguns minutos sem acelerar.

Em seguida, desligue o motor novamente que o sistema de combustível sangrará automaticamente.

Novamente procure por vazamentos no sistema de combustível desde o tanque até os injetores.

Faça o teste de rodagem com o veículo por alguns quilômetros e aí sim pode acelerar até o final para comprovar que o sistema está funcionando plenamente.

Recomendações

Todo reparo mecânico exige conhecimento técnico e ferramentas adequadas para cada operação.

Apenas para a citar a importância da informação correta, basta verificar no manual de reparação da Amarok na parte que trata da remoção e instalação da bomba de alta pressão, que informa o torque de aperto da porca do eixo, que deve ser de 95 Nm. Outra informação importante é sobre os três parafusos de fixação da bomba de alta pressão, eles devem ser substituídos por parafusos novos e o torque de aperto tem duas etapas, a primeira é de 20 Nm e a segunda etapa é de 180º graus.

Quando deixamos de atender às recomendações do fabricante do veículo, o risco fica por conta de quem realizou o serviço. Para quem se dispõe a fazer um trabalho com todo cuidado, certamente vai procurar as informações corretas para garantir a verdadeira qualidade do serviço realizado.  

Comentários