Oficina Brasil


ZF Aftermarket molda a nova era de colaboração e revela vários destaques em produtos

Após a recente aquisição da WABCO, ocorreu um aumento de oferta para carros, veículos comerciais, caminhões, reboques e ônibus

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

A ZF Aftermarket quer possibilitar uma experiência de mobilidade atraente para todos. Tecnologia inovadora da ZF para carros, veículos comerciais, caminhões, reboques e ônibus representam uma contribuição decisiva para isso. Novos produtos como os Sensores de Módulo ABS da WABCO e o Servo freio Elétrico TRW para veículos elétricos exemplificam uma linha de produtos conveniente e orientada para o futuro.

Um dos principais tópicos da feira digital foi a  sustentabilidade. Oferecer produtos remanufaturados, reparos e soluções de retrofit para economizar materiais e reduzir emissões constitui um aspecto do roteiro de sustentabilidade da ZF; a continuidade do fornecimento de energia verde para suas fábricas é outro aspecto. Pela primeira vez, a ZF Aftermarket apresentou um rótulo #greenaftermarket para uma gama de pastilhas de freios TRW.

A digitalização da mobilidade está ganhando velocidade. Como resultado disso, as demandas individuais por flexibilidade, velocidade e conforto estão aumentando. Em conjunto com seus parceiros, a ZF Aftermarket deseja proporcionar experiências atraentes de mobilidade para todos. 

Dr. Holger Hättich, Head de Clientes e Estratégias da ZF Aftermarket, explica: "Nossos valores de marca de confiança, paixão e cuidado não só determinam nossas implementações na linha de serviços, mas são também expressados na experiência individual de mobilidade de nossos clientes - a cada ponto da cadeia de valor".

O objetivo da ZF Aftermarket é que todos os participantes no mercado entendam as tecnologias da Próxima Geração, além dos desafios associados a elas, e, portanto, possam se preparar antecipadamente. Com os conceitos para oficinas, como o ZF [pro]Tech, oficinas independentes podem receber um pacote de serviços abrangente, que inclui acesso a instruções de instalação específicas por veículo, e todas as informações técnicas relevantes na ZF Aftermarket e produtos de outras marcas. Além disso, uma série de treinamentos permite que as oficinas adquiram um know-how abrangente sobre a Mobilidade da Próxima Geração. 

Marcas confiáveis como Lemförder, Sachs, TRW e WABCO, juntamente com inovações técnicas e serviços voltados para o futuro resultam em uma oferta convincente para os clientes. 

Dr. Holger Hättich, afirma: “Nossas marcas de produtos sempre representaram uma combinação atraente de inovação e experiência. Além disso, nossos clientes sempre podem confiar na ZF para oferecer um amplo portfólio para que eles usem em seu benefício para ganhar participação de mercado e assegurar seu próprio crescimento".

Motores à combustão mais eficientes, motores de acionamento híbridos ou puramente elétricos requerem soluções modulares e escaláveis para o sistema de freios. O Servo freio Elétrico (EBB) de marca TRW usa um sistema eletrônico especial para proporcionar melhoria no acionamento de freio: trocando os servo freios a vácuo e, se necessário, a bomba à vácuo e seus cabos associados, sensores, interruptores e unidades de controle. Com este sistema TRW, a ZF Aftermarket está oferecendo uma inovação genuína do mercado OE em fase inicial, que não somente atende às elevadas necessidades de conforto e requisitos de segurança, mas também dá apoio à recuperação da energia de frenagem e, portanto, ao alcance de veículos puramente elétricos. Uma função de software também garante que o veículo seja mantido em segurança no modo de estacionamento pelo freio de estacionamento elétrico, o que significa que um freio de estacionamento mecânico pode ser dispensado.

Com foco no usuário, economia de materiais e rentabilidade, o produto mais recente da WABCO resolve um problema comum: quando os veículos comerciais chegam na oficina com um sensor ABS danificado, um modelo específico desta peça individual deve ser solicitado, que pode estar em falta nos estoques do distribuidor. Um conceito de sensor ABS modular que neutraliza este problema foi desenvolvido para oficinas independentes. Ele consiste em um sensor ABS de curto alcance com um conector de padrão KEA que é acoplado à roda, uma extensão elétrica de comprimentos variados, e uma série de adaptadores que cobrem as unidades principais de controle eletrônico (ECUs) disponíveis no mercado. Quando o conceito modular for instalado no veículo, apenas a peça danificada precisa ser trocada, o que acelera consideravelmente o processo de reparo, reduz o tempo de parada e os custos. 

Graças à flexibilidade especial na aplicação, as oficinas não precisam mais manter um grande estoque de diferentes tipos de sensores. Dependendo somente de três parâmetros (tipo de sensor, comprimento e conector), eles podem substituir centenas de variantes com apenas alguns produtos. Uma combinação entre dois sensores ABS já existentes, dez cabos de extensão e oito adaptadores pode substituir mais de 400 referências de OE. Planos para o futuro incluem a introdução de variantes adicionais de adaptadores para cobrir um número ainda maior de referências. Uma ferramenta de seleção de sensor de velocidade da roda será disponibilizada até o fim do ano para auxiliar as oficinas a encontrar a combinação certa mesmo sem um material de referência cruzada à mão.

Parcerias com outras empresas também ganham importância para liderar o Aftermarket da Próxima Geração. 

"O que não se pode fazer sozinho, muitos podem fazer juntos". Este provérbio de quase 200 anos é mais relevante hoje do que jamais foi", comenta Dr. Holger Hättich. "Metas abrangentes, como uma economia mais sustentável, dissolução de silos digitais ou até mesmo o modelo de Mobilidade da Próxima Geração no mercado de reposição requerem esforços coletivos. A ZF Aftermarket está aberta a todas as cooperações que não se limitem a ideias inovadoras e transformações, mas que - assim como nós - desejem propiciar uma experiência de mobilidade atraente e sustentável para todos."

Comentários