Oficina Brasil


Volvo lança sedã S90 e perua V90

Marca segue apostando na automação e no luxo para os modelos

Compartilhe
Por da redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Depois do utilitário-esportivo XC90, a Volvo está lançando dois novos modelos derivados da mesma plataforma: o sedã S90 e a perua V90. O diretor comercial da Volvo Cars no Brasil, João Oliveira, afirma que o S90 deve chegar para concorrer com a trinca alemã Mercedes-Benz Classe E, BMW Série 5 e Audi A6. Segundo Oliveira, o segmento possui vendas na faixa de 1.000 unidades por ano. A Volvo tem como meta obter 10% desse bolo, ou 100 unidades anuais. A previsão é de que os modelos cheguem ao Brasil no primeiro semestre do ano que vem.

O interior do S90 caracteriza-se pelo luxo e pelo bom acabamento. O design é um dos pontos fortes do modelo. Na versão Inscription, topo de linha, o interior mescla couro e madeira. Vários componentes como o botão do controle de som, o seletor de modo de condução e alavanca de câmbio, têm ainda um acabamento luxuoso que lembra cristais lapidados. São quatro os modos de condução: Eco, Comfort, Dynamic e Individual. Isso permite privilegiar economia ou desempenho, de acordo com o motorista. Mesmo na versão mais esportiva (Dynamic), no entanto, o S90 mostra-se um carro que não abandona seu elevado padrão de conforto. Isso fica evidente ainda, por conta das alavancas atrás do volante para trocas de marchas manuais. A posição ao volante é muito boa, e os bancos (do motorista e do passageiro da frente) dispõem de ventilação, massagem e aquecimento, além de ajustes elétricos até para as abas laterais. O modelo utiliza a nova plataforma (SPA) desenvolvida para automóveis híbridos e elétricos. Nele, a bateria fica alojada na longitudinal, no centro do veículo. Ainda não há definições sobre preço, mas acredita-se que o S90 T8 custará entre R$ 350 mil e R$ 400 mil.

Perua V90

Ao contrário do padrão, a perua V90 é 2 cm mais curta que o sedã S90. Embora ambos tenham o mesmo entre-eixos (2,94 metros), a perua consegue ser espaçosa sem estender demais a parte traseira. Além disso, diferente dos antigos modelos da série 900 e 850, a V90 tem traseira mais bem desenhada, sem cortes muitos abruptos. De acordo com a empresa, a perua tem uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,1 s. Quanto à capacidade de carga, enquanto o S90 leva 500 litros, a V90 acomoda 560 litros sem rebatimento de bancos (o que pode ser feito eletricamente), e chega a 1.526 litros com os encostos rebaixados.

Comentários