Oficina Brasil


Volkswagen é destaque em energia sustentável na América do Sul

Fábrica Anchieta adquire o certificado ISO50001, atestando a sua redução no consumo de energia

Compartilhe
Por Da redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

A fábrica Anchieta, propriedade da Volkswagen, chegou ao feito de ser a primeira instalação do grupo na América do Sul com o certificado ISO 50001, norma internacional, após uma série de reduções no gasto com energia. 

O feito foi atingido com medidas que envolveram a criação de uma PHC (Pequena Central Hidrelétrica), localizada no rio Sapucaí. Em 2017, a hidrelétrica gerou 21% da energia utilizada pela marca. Além disso, há um modelo de reaproveitamento energético, o qual se transforma energia mecânica dos equipamentos em energia elétrica. As consequências foram uma redução, neste ano de 2018, de 10,4% no consumo de energia na fabricação de cada carro, em comparação com o ano passado. 

“Na Volkswagen do Brasil, a eficiência energética é mais do que uma preocupação ambiental, é também uma estratégia de negócio. Trabalhamos para tornar nossos processos cada vez mais sustentáveis, além de tecnológicos, inovadores e seguros. E a conquista da ISO 50001 demonstra o compromisso da VW com o meio ambiente, ao usar energias de forma eficaz”, afirmou o Vice-Presidente de Operações da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul, António Pires. 

A ISO50001 estimula a ampliação por medidas sustentáveis e energéticas. Também aperfeiçoa a utilização dos equipamentos e demonstra, por parte da empresa, ao público o interesse pela sustentabilidade. A montadora conta com energia 100% limpa desde o ano de 2016. 

“O desenvolvimento de processos cada vez mais eficientes do ponto de vista de energia é uma ação concreta da VW do Brasil. Tanto que os novos projetos já trazem a eficiência energética em sua base”, afirma o gerente de Engenharia de Manufatura da Volkswagen do Brasil, Rafael Pestana. A auditoria será realizada em todas as fábricas da VW do Brasil.

Comentários