Oficina Brasil


Transmissões TraXon da ZF equipam os novos modelos de caminhões VW

Além da transmissão de 12 e 16 velocidades, pacote de fornecimento da ZF inclui embreagens que garantem melhor desempenho ao conjunto

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

O novo fornecimento equipa os caminhões 33.460 da linha Constellation e 28.460 e 29.520 da linha Meteor, recém-lançados no mercado. Além disso, a ZF fornecerá embreagens desenvolvidas especialmente para melhor desempenho do conjunto. 

Os modelos Constellation 33.460 com potência de 460 cavalos e Meteor 28.460 e 29.520 com 460 e 520 cavalos de potência respectivamente, serão equipados com a TraXon 12 velocidades tendo a versão de 16 velocidades como opcional para aplicações específicas dos novos veículos.

De acordo com Silvio Furtado, diretor executivo de vendas para veículos comerciais e tecnologia industrial da ZF América do Sul, a transmissão TraXon foi personalizada para atender as demandas da montadora neste fornecimento. A calibração do software foi desenvolvida em conjunto com o time de engenharia da VW Caminhões e Ônibus para atender a aplicação on e off road no mercado brasileiro, considerando capacidades de carregamentos elevados, por volta de 74 toneladas ou mais no off road. Silvio ressalta: “Mecanicamente, a transmissão teve um desenvolvimento global com uma capacidade de torque que atende várias motorizações, desde Direct Drive com até 2.800 Nm e a versão Over Drive com até 3.400 Nm”.

O pacote exclusivo para a VW Caminhões e Ônibus incluiu a liberação de relação de eixo mais longas com objetivo de reduzir consumo de combustível. Nesse ponto, o executivo destaca o grande diferencial da ZF em relação à concorrência. O diretor afirma: “Alcançamos uma boa performance do veículo, aliado a um bom resultado de economia de combustível, com a utilização de funções no software como o “Fast Shifting”, que permite engates mais rápidos com embreagem parcialmente aberta quando há uma condição de alta dinâmica no veículo, reduzindo tempo de engate e ganhando em consumo de combustível”.

Outro destaque do projeto é a função “EcoRoll”, na qual o veículo rola em neutro quando em condições de segurança e dirigibilidade, aproveitando a inércia e, consequentemente, contribuindo também para a redução no consumo de combustível.

Para garantir a alta performance e segurança dos projetos, os testes foram realizados em operações highway no Estado do Rio de Janeiro. Para aplicações off road os testes foram conduzidos em usinas de cana-de-açúcar na região de Ribeirão Preto, SP. 

Comentários