Oficina Brasil


Stellantis irá fabricar motores híbridos e elétricos no Brasil

As novas motorizações deve ser produzido na fábrica de Betim (MG)

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Grupo que reúne no Brasil as marcas Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e Ram, a Stellantis entrará na era da eletrificação com sistemas híbridos e elétricos fabricados no Brasil, segundo reportagem.

De acordo com a matéria, o grupo vai produzir no Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG), motores Firefly com tecnologia híbrida e motores 100% elétricos, que deverão equipar os primeiros veículos entre 2024 e 2025.

Essa motorização híbrida já equipa veículos da Stellantis na Europa, o que facilitaria o processo de nacionalização da tecnologia. No mercado europeu, a Jeep oferece o Renegade e o Compass híbridos plug-in, com a tecnologia chamada 4xe, que utiliza o motor 1.3 turbo Firefly a gasolina com potência entre 130 e 180 cv combinado a um motor elétrico, que fornece mais 60 cv.

A previsão da empresa é de que o Jeep Renegade e seja lançado no mercado brasileiro ainda neste ano, inicialmente apenas como um importado, sendo assim o primeiro híbrido da Stellantis vendido no País.

Nesse sistema, o motor a combustão gera tração para as rodas dianteiras e o elétrico movimenta o eixo traseiro, o que na prática faz com que esses veículos tenham tração 4x4. Esses modelos podem rodar até 50 km apenas no modo elétrico e têm uma bateria que pode ser recarregada na tomada ou pelo próprio motor a combustão, conforme a necessidade.

Comentários