Oficina Brasil


Sindirepa-SP completa 80 anos com olhar para o futuro

A Entidade representa o setor de reparação de veículos e reúne conquistas importantes em sua trajetória. Mantendo o compromisso de buscar soluções para novas demandas das empresas com a evolução tecnológica dos veículos e o avanço dos meios digitais!

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

O Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo, completa 80 anos de história, reunindo inúmeras conquistas e marcos importantes que ajudaram no desenvolvimento do setor de reparação de veículos. A entidade, que surgiu muitos antes de a indústria automotiva se instalar no Brasil, e ela sempre está em constante transformação para atender as necessidades do segmento.

O Sindirepa- SP ganhou espaço e foi se tornando uma instituição respeitada dentro do setor automotivo, assim como fora dele, com participação nas pautas governamentais que envolvem o mercado de reposição e reparação de veículos.

Com grandes parcerias no setor, a entidade conseguiu se consagrar, ao lado do Senai Ipiranga – Escola Conde José Vicente de Azevedo, Sebrae, IQA e Fiesp, o Sindirepa ganhou reconhecimento como uma voz ativa e representativa do setor, agregando as entidades correlatas em outros estados, o que acabou culminando na criação do Sindirepa Nacional em 2013.

Entre as atividades, o Sindirepa-SP como membro do Conselho Diretor do Comitê Brasileiro Automotivo (CB05) assumiu a coordenação do Subcomitê de Serviços, manutenção e reparação para elaboração de normas técnicas de serviços que contribuíram para orientar o setor no final da década de 90. Conseguiu instituir, em São Paulo, no calendário oficial da cidade, junho como o mês da manutenção preventiva dos veículos. A entidade criou a Lei Alvarenga nº 15297/14 para regulamentação nas oficinas no Estado de São Paulo, um divisor de águas para o setor, que só foi possível graças ao apoio do senador Major Olímpio que, na época, era deputado estadual e que, infelizmente, foi uma das milhares de vítimas da Covid-19.

Junto com o IQA, lançou o PIQ – Programa de Incentivo à Qualidade para as oficinas. Também tem atuação em eventos internacionais em prol do direito da reparação para que o Brasil seja inserido no contexto mundial para abertura das informações técnicas por parte das montadoras.

Recentemente, no início da pandemia, o Sindirepa-SP se mobilizou junto aos órgãos públicos para que o governo do Estado de São Paulo incluísse no decreto a atividade de reparação de veículos como serviço essencial. Desta forma, as oficinas puderam continuar trabalhando ao longo de todo esse período.

O Presidente do Sindirepa-SP , Antonio Fiola, destaca: “Essa iniciativa, sem dúvida, contribuiu para que as empresas do setor passassem por esta fase da melhor forma possível dentro do cenário crítico”.

Pensando nas novas tecnologias, o Sindirepa-SP tem se aprofundado no conhecimento da manutenção de veículos elétricos e expandido a comunicação no universo online com canais digitais. “É preciso acompanhar a evolução do mercado e promover conhecimento para que o setor esteja sempre atualizado com as novidades, esse é o nosso compromisso com as mais de 33 mil empresas existentes no Estado de São Paulo”, destaca Fiola.

Comentários