Oficina Brasil


Sinais de perda de ação do mola a gás

É preciso substituir o mola a gás caso a tampa do porta-malas não suba, permaneça aberta ou ocorra pancada ao fechá-la

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Apesar de não ser um item de segurança no veículo, o sistema de amortecimento do porta-malas é fundamental para evitar ferimentos, especialmente, na cabeça e mãos, já que quando comprometido, pode fechar a tampa de maneira descontrolada. Denominado mola a gás, esse sistema de amortecimento auxilia na abertura e sustentação da tampa do porta-malas, capô, grades de bagageiro, entre outros, evitando não só causar fortes impactos, mas também limitando o movimento para não ocasionar quebra das dobradiças. 

Jeferson Credidio, Gerente de Engenharia e Produtos da Nakata, afirma: “Essa peça usa o gás nitrogênio injetado sob pressão, assegurando movimento mais suave e controlado”.

Além disso, Credidio, explica que, para fazer o movimento de abrir o porta-malas, o nitrogênio empurra uma haste metálica ligada a ela, facilitando a abertura e, ao soltá-la, a pressão do nitrogênio mantém essa força e evita que a mesma feche sozinha. “Quando a tampa é forçada para baixo, comprime novamente o gás, levando a haste metálica de volta à posição inicial”, completa.

A recomendação é ficar atento aos indícios de desgaste do mola a gás para evitar imprevistos desagradáveis. Para testá-la é simples, basta abrir a tampa e observar se precisou de pouco esforço para atingir a abertura máxima, sem ocasionar pancada nas dobradiças. Em seguida, solte a tampa e note se ela permanece aberta. Jeferson, ressalta: “Se a posição não for mantida, o mola a gás está com problema e deve ser substituída já que a falha deste componente pode acabar causando acidente”.

Muito utilizado em abertura de porta-malas, capô, grade frontal e tampa de bagageiro, o defeito mais comum desse item é o vazamento do gás devido ao tempo de uso.

Na embalagem do produto, tem a orientação de como proceder para fazer a troca da peça, ainda sobre a troca, no canal “Palavra de Especialista da Nakata” no Youtube existe um vídeo com o passo a passo para fazer a substituição.

Comentários