Oficina Brasil


Schaeffler publica os números referentes ao 1º Trimestre

Schaeffler apresentou seu relatório intermediário para os três primeiros meses do ano de 2020

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

A Schaeffler publicou os números referentes ao 1º Trimestre: Como resultado da crise do coronavírus, a receita do período diminuiu em 9,2%. A margem EBIT, antes de itens especiais, era de 6,5% (sendo de 7,5 no ano anterior). Os setores de Reposição Automotiva e industrial apresentaram melhora em suas margens EBIT, enquanto a margem EBIT de OEM Automotivo sofreu uma queda significativa. O fluxo de caixa livre antes das entradas e saídas de caixa para atividades de M&A no primeiro trimestre, de 137 milhões de Euros, estava consideravelmente à frente do período de relatório do ano anterior (235 milhões de Euros). 
 
Os resultados do primeiro trimestre de 2020 são robustos, de acordo com a fabricante.

“A pandemia de coronavírus nos confronta com desafios sem precedentes. Nossos resultados para o primeiro trimestre de 2020 são robustos. O desenvolvimento positivo de nosso fluxo de caixa livre é encorajador. Estamos colhendo os benefícios de termos começado a gerenciar proativamente nossos dispêndios de capital e capital de giro no ano passado. Unido à nossa posição de liquidez e à alta qualidade de nosso balanço, estamos confiantes de que conseguiremos superar a crise atual. O segundo trimestre será difícil. Nós continuaremos a executar com consistência as contramedidas que implantamos”, afirmou Klaus Rosenfeld, CEO da Schaeffler AG.

A receita do Grupo Schaeffler no período do relatório totalizou aproximadamente 3,282 milhões de Euros (ano anterior: aproximadamente 3,622 milhões de Euros). Em moeda constante, a receita do período sofreu queda de 9,2 por cento, impulsionada principalmente pelos volumes. A receita sofreu queda nas quatro regiões durante o primeiro trimestre. A redução em moeda constante foi de 11,2% na região da Grande China, 10,4% na Europa, 9,3% na Ásia/Pacífico e 6% na região das Américas.
 
O Grupo Schaeffler gerou 215 milhões de Euros (ano anterior: 272 milhões de Euros) em EBIT antes dos itens especiais nos primeiros três meses, representando uma margem EBIT antes dos itens especiais de 6,5% (ano anterior: 7,5%). A queda em relação ao ano anterior foi atribuída principalmente à queda na margem bruta. A redução da margem foi impulsionada, principalmente, pelo impacto adverso dos volumes nos custos fixos.
 
O EBIT do período coberto pelo relatório foi afetado negativamente por 302 milhões de Euros (ano anterior: 42 milhões de Euros) em itens especiais. Isso incluiu um prejuízo no ágio alocado à divisão de OEM Automotivo em 249 milhões de Euros, uma vez que a pandemia de coronavírus levou a uma maior incerteza quanto ao desenvolvimento dos negócios do Grupo Schaeffler no futuro. Itens especiais compreendem adicionalmente 53 milhões de Euros em despesas incorridas para expandir os programas RACE e FIT, especialmente em relação à redução do número de funcionários. O EBIT resultante foi de 88 milhões de Euros (ano anterior: +230 milhões de Euros). 
Como resultado da crise do coronavírus, a receita sofreu queda nas quatro regiões. Na região da Europa, a receita caiu 13,5% em moeda constante. A região das Américas registrou 5,2% menos receita em moeda constante. A queda da receita em moeda constante na região da Grande China foi de 22,8%. Na região da Ásia/Pacífico, a receita caiu 7,3% em moeda constante.
 
O Grupo Schaeffler faturou 50 milhões de Euros (ano anterior: 113 milhões de Euros) em EBIT antes de itens especiais no primeiro trimestre de 2019. Isso resultou em uma margem EBIT antes dos itens especiais de 2,5 por cento no período, significativamente abaixo da margem EBIT de 4,9% reportada no ano anterior. A queda foi atribuída principalmente à menor margem bruta resultante do impacto adverso dos volumes nos custos fixos.

A divisão do mercado de Reposição Automotiva registrou um aumento na receita no período coberto pelo relatório de 1,5% na moeda constante, para 446 milhões de Euros (ano anterior: 443 milhões de Euros), como resultado de um crescimento considerável da receita na região da Europa, a região que, de longe, gerou a maior receita. A tendência favorável da receita na Europa mais do que compensou a queda da receita nas três regiões restantes. Os 5,6% adicionais em receita na Europa, em moeda constante, foram atribuíveis principalmente ao desempenho encorajador do negócio de Reposição Independente (IAM) na sub-região da Europa Central e Oriental. Na sub-região da Europa Ocidental, as medidas para conter o coronavírus enfraqueceram significativamente os negócios de Reposição Independente. O aumento da receita na Europa contrasta com uma queda de 4,7% na receita na região das Américas, impulsionado em grande parte pela queda na receita de negócios de IAM na sub-região da América do Sul. Os negócios de OES (Serviço de Equipamento Original) nos EUA, por outro lado, cresceram - sua receita aumentou consideravelmente devido ao aumento dos requisitos. A região da Grande China viu sua receita cair profundamente em 24,9% em moeda constante, enquanto a receita na região Ásia/Pacífico, em 9,9%.
  
Além disso, o Grupo Schaeffler também reforçou sua posição de liquidez, emitindo um A totalizando aproximadamente 350 milhões de Euros, conforme comunicado em 09 de abril de 2020. “O Grupo Schaeffler apresenta uma posição de liquidez muito boa. Já havíamos aumentado, no final do ano passado, a Linha de Crédito Rotativo existente de 1,5 bilhão de Euros para agora 1,8 bilhão de Euros e obtido novas linhas de crédito bilaterais, totalizando 200 milhões de Euros em meados de dezembro de 2019. Nossos próximos vencimentos significativos não ocorrem até 2022”, disse Dietmar Heinrich, Diretor Financeiro da Schaeffler AG.

Em 24 de março de 2020, o Conselho de Administração da Schaeffler AG suspendeu as orientações para o ano de 2020 do Grupo Schaeffler e suas divisões, que haviam sido publicadas em 10 de março de 2020, devido à disseminação mundial da pandemia de coronavírus e das implicações decorrentes para os resultados operacionais da empresa. Atualmente, nem o curso da pandemia nem suas implicações econômicas podem ser estimados com segurança. No presente momento, o Grupo Schaeffler espera que seu crescimento de receita em moeda constante, margem EBIT antes dos itens especiais e fluxo de caixa livre antes das entradas e saídas de caixa para atividades de M&A para o ano completo de 2020 estejam abaixo do nível correspondente no ano anterior.

Comentários