Oficina Brasil


Pierburg destaca funcionamento dos transdutores ou válvulas pneumáticas

Podem ser válvulas de duas vias, onde há um positivo e um negativo, que abre e fecha, ou de três vias, que conta também com função modular

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Há vários sistemas pneumáticos, turbo compressores, que usam transdutores ou válvulas pneumáticas, quando há pulso positivo ou negativo. Como a válvula pneumática do turbo da BMW, que utiliza pulso PWM, para acionamento gradual, e apresenta três vias, que modula o vácuo, e, não tem só a função de abrir e fechar. Tem três conexões e uma vai até o filtro de ar para o ar de referência, que dá o equilíbrio para ela poder modular, é filtrado e, algumas, têm o filtro próprio na própria peça. Isto evita que a mangueira vá até o filtro de ar. Veículos como a Amarok, há várias válvulas pneumáticas uma ao lado da outra. São componentes bem presentes e, por isso, é fundamental entender como funcionam.

A recomendação é ter atenção ao observar uma mangueira ou tubo solto da peça e não tampar para não matar a função de modular.

Há também válvulas de duas vias, onde há um positivo e um negativo, que abre e fecha.

É um componente, geralmente, de altíssima durabilidade se original e de marcas tradicionais do mercado, fornecedoras de montadoras, como a Pierburg. No entanto, há peças no mercado que podem travar abertas. Neste caso, o fluxo constante de vácuo que se mantém aberto é por falha na válvula pneumática.

A Pierburg é fornecedora das principais montadoras do mundo de válvulas elétricas, incluindo os transdutores pneumáticos. Para conferir, esta e outras dicas de manutenção do Dr. Carro, basta acessar o portal da Motorservice, clique aqui.

Comentários