Oficina Brasil


O impacto do uso incorreto do óleo de motor no veículo

Para evitar problemas no veículo, é necessário estar atento ao óleo lubrificante que utiliza. Além de comprometer o motor, o uso incorreto influência no consumo de gasolina, álcool ou diesel

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

O óleo de motor tem a função de lubrificar os componentes para reduzir a fricção e minimizar a perda desnecessária de energia. Um motor bem lubrificado queimará combustível com mais eficiência, tendo assim, um melhor desempenho. A lubrificação, no entanto, é apenas uma tarefa. À medida que o atrito é reduzido, as peças e superfícies sujeitas à fricção também são protegidas e a quantidade de desgaste é minimizada para que as peças tenham uma vida útil mais longa. Um bom lubrificante também evita reações químicas indesejadas na superfície das peças, como por exemplo, a corrosão. Peças corroídas geralmente perdem a funcionalidade resultando em um aumento exponencial das emissões do motor.

A  FUCHS, alerta quer mesmo com o lubrificante correto no local, certo grau de abrasão no ponto de contato entre diferentes superfícies das peças não pode ser completamente evitado, fazendo com que partículas sejam liberadas. O óleo garante que essas partículas sejam emanadas para locais onde não danifiquem o motor. O lubrificante dissolve até impurezas e sedimentos, além de possuir uma função de resfriamento, na qual o fluido absorve o calor do atrito no motor. Sem esse sistema, as peças do motor superaqueceram e não poderiam continuar executando suas tarefas apropriadamente.

Veja a lista de problemas que podem ser causados pelo óleo:

- Depósitos na válvula de exaustão;
- Desgaste do comando de válvulas;
- Danos nos casquilhos;
- Aumento da viscosidade;
- Maior consumo de óleo;
- Depósitos no pistão;
- Engripamento do anel;
- Desgaste da Camisa;

Utilizar o óleo de motor errado pode ter consequências significativas. O motor pode perder energia, tornar-se barulhento ou, na pior das hipóteses, quebrar completamente. Para evitar esses prejuízos e outro ainda pior, os gastos desnecessários, só há uma maneira: utilizar o óleo de motor correto para a conservação do seu veículo. Para a  FUCHS, a escolha do lubrificante deve ser levada a sério.

Comentários