Oficina Brasil


Nakata orienta como conservar as juntas homocinéticas

Utilizar graxa específica à base de bissulfeto de molibdênio e manter as coifas protetoras em bom estado podem auxiliar na garantia da durabilidade das juntas homocinéticas

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

As juntas homocinéticas têm como função transmitir torque, ou seja, força do motor, às rodas de forma constante, sem variações e nem vibrações. Entre seus principais componentes estão: coifa protetora, braçadeiras e graxa. A coifa protetora serve para reter a graxa dentro da junta sem vazar e também impedir a entrada de resíduos. De acordo com Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da fabricante, afirma: “É um item importante já que problemas como trincas, rasgos ou furos podem permitir não só que a graxa vaze ou que impurezas entrem, danificando as juntas homocinéticas”. 

Já as braçadeiras fixa e selam as mangas protetoras. Silva, lembra que alicates de corte, martelos ou outras ferramentas inadequadas devem ser descartados, pois podem cortar a borracha da coifa.

A graxa é outro componente da junta homocinética que merece atenção já que o uso do lubrificante inadequado pode comprometer a peça. Deve ser à base de bissulfeto de molibdênio. “Contaminação ou vazamento da graxa também pode provocar falhas ou desgaste prematuro da junta homocinética”, enfatiza o gerente. 

 

Jair, recomenda alguns cuidados para garantir a durabilidade das juntas homocinéticas, entre eles, usar somente graxa especificada, não tentar desmontar e montar de novo uma junta contaminada por sujeira ou umidade, os componentes internos devem estar completamente protegidos de resíduos e umidade por meio da coifa protetora. Sempre que for executar algum serviço, deve-se verificar se há rasgos ou rachaduras nas coifas e observar as condições de fixação e selagem das braçadeiras. Ao identificar qualquer anormalidade nas coifas, é necessário analisar o estado da graxa. Se estiver com consistência espumosa e coloração leitosa provavelmente ocorreu contaminação por água e deve-se substituir a graxa e trocar coifas e braçadeiras. Resíduos também precisam ser observados. Caso as homocinéticas tenham sido comprometidas, o correto é substituí-las.

 

Comentários