Oficina Brasil


Nakata destaca os problemas que danificam o cubo de roda

Um dos componentes de segurança do veículo, cubo de roda deve estar em boas condições ao trafegar com o veículo, já que, caso quebre, a roda pode até cair, provocando graves acidentes

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Por ser item de segurança do veículo, o motorista deve ficar atento a algumas situações que podem comprometer o cubo de roda, como pancadas no meio fio, trafegar sobre buracos, carga excessiva e até atravessar ruas alagadas. 

Jair Silva, gerente de qualidade e Serviços da Nakata, afirma: “É preciso ter atenção aos sinais do cubo de roda danificado, como ronco grave proveniente das rodas em movimento ou vibração no volante”.

Segundo Silva, tanto o ruído como a vibração tendem a ser progressivos com o aumento da velocidade. Mas, ele alerta: “É necessário tomar cuidado para não confundir um problema de empenho do cubo de roda com o desbalanceamento da roda”, revela, demonstrando a importância do cubo de roda.

A recomendação é, ao sentir qualquer um destes indícios, procurar um reparador de confiança, pois rodar com o cubo de roda danificado pode ocasionar acidentes. “Há risco de travamento do rolamento, pode quebrar e cair na roda", adverte Silva.

Responsável pela rolagem das rodas e base para fixação de outros componentes importantes, como os discos, tambores de freio, junta homocinética e as próprias rodas, o cubo  também é item fundamental para uma condução segura. Além disso, muitas vezes, trabalha de forma sincronizada com as juntas homocinéticas, ou seja, ajuda a transmitir o torque do motor para as rodas. Jair, ressalta: “Existem três gerações de cubos de roda, a geração um conta com flange mais simples e é aplicada em rodas tracionadas; já a geração dois vem com o rolamento acoplado e é aplicada em rodas não tracionadas, e a geração três é mais elaborada, pode ser aplicada tanto nas tracionadas ou não, e abriga também, quando necessário, a roda fônica do ABS e sensor, fazendo a ligação da manga de eixo com a roda. Além de abrigar o rolamento e o disco de freio, abriga a roda”.

Comentários