Oficina Brasil


MTE-THOMSON recomenda revisão no sistema de arrefecimento

Empresa especializada na fabricação de peças para os sistemas de temperatura e injeção eletrônica, orienta sobre os cuidados e a importância da manutenção preventiva.

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Responsável por manter a temperatura de funcionamento do motor, o sistema de arrefecimento é uma das mais importantes peças em seu veículo. Para manter este sistema funcionando perfeitamente veja o que deve ser verificado em uma revisão:

- Líquido de arrefecimento: é o que circula pelo sistema, mantendo através da troca de calor, a temperatura ideal de funcionamento no motor;

- Radiador: responsável pelo resfriamento do líquido de arrefecimento que circula pelo bloco do motor, mantendo a temperatura correta.

- Válvula termostática: é o que controla a temperatura do líquido de arrefecimento. Quando o motor atinge a temperatura ideal, a válvula se abre e o líquido vai ao radiador para se resfriar e fecha quando o este se resfria, mantendo o motor funcionando corretamente.

- Bomba d´água: responsável pela pressão que faz o líquido circular pelo sistema do motor, passando pela válvula termostática e retornando ao radiador;

- Reservatório de expansão: é onde o líquido de arrefecimento fica armazenado. Deve ser verificado a cada 30 mil km e reabastecido adequadamente sempre que a marca estiver abaixo do nível indicado ou conforme recomendado no manual de proprietário do veículo.

- Mangueiras: responsáveis pela circulação do liquido. Devem ser verificadas a procura de ranhuras ou rachaduras que ocasionam vazamentos e a consequente perda do correto funcionamento do sistema.

- Sensor de Temperatura: envia um sinal eletrônico da temperatura do motor ao painel ou ao computador do veículo.

- Interruptor Térmico: é o que aciona a ventoinha localizada junto ao radiador para resfriar o líquido dentro do radiador quando o veiculo está em congestionamentos.

Na manutenção preventiva, o que mais se deve cuidar é do líquido de arrefecimento. Um veículo sem o correto funcionamento do sistema de arrefecimento poderá “ferver” e consequentemente, o motor irá parar.

Comentários