Oficina Brasil


Motorservice apresenta tipos de bombas de óleo e dicas de instalação

Entre os cuidados, é indicado aplicar o torque especificado pelo fabricante do motor

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

As bombas de óleo garantem que os componentes do motor sejam lubrificados, onde é transportado o óleo do cárter através do filtro e radiador, quando disponível, para os pontos de lubrificação. A Motorservice, divisão responsável por comercializar os produtos Kolbenschmidt (KS), Pierburg e BF no mercado de reposição, apresenta informações sobre os tipos de sistemas e de acionamento de bombas de óleo e os cuidados no momento de substituir uma bomba de óleo.

As bombas de óleo podem ser acionadas por engrenagens, diretamente pelo eixo de manivelas, conhecido por virabrequim, ou acionamentos auxiliares. Nos desenvolvimentos mais recentes, há bombas de óleo variáveis que podem ser controladas hidraulicamente ou por válvulas eletro hidráulicas. As variáveis foram desenvolvidas para proporcionarem também melhor lubrificação em baixas faixas de rotações e contribuem para economia de energia de até 70% para o motor.

As bombas de óleo convencionais podem possuir sistemas de engrenagens que permitem fácil substituição, bombas de rotor que permitem obter pressões altas e volume de bombeio mais elevado e bombas de engrenagens internas que contam com volume de bombeio elevado, especialmente com velocidade de rotação baixas.

Cuidados na hora da instalação – Inicialmente, é preciso verificar as superfícies de contato da bomba de óleo e  do local de instalação quanto a rugosidades e impurezas provenientes das juntas ou selantes. Em seguida, devem ser lubrificadas as peças móveis da bomba, engrenagens e eixos, com óleo recomendado pelo fabricante do motor, antes da instalação.

Não devem ser usadas as mesmas juntas e os mesmos anéis de vedação, é necessário a substituição. O adesivo deve ser utilizado somente se especificado pelo fabricante do motor. Adesivos líquidos podem se solidificar e se desprender, causando problemas na bomba.

Durante a instalação, verifique se a bomba está bem encaixada. Caso tenha dificuldade na instalação, a Motorservice recomenda não forçar a bomba, pois pode acarretar problemas no funcionamento.

Para o aperto de parafusos da bomba, o torque a ser aplicado deve ser o especificado pelo fabricante do motor.

Não é recomendável instalar a bomba de óleo sem trocar o filtro de óleo e a lubrificação adequada com o óleo a ser usado no motor.

Mesmo quando a bomba é lubrificada durante a instalação é aconselhável preencher manualmente o sistema de lubrificação com o óleo do motor. Durante a partida inicial deve-se evitar a aceleração.

As informações sobre a instalação das bombas de óleo da Motorservice podem ser encontradas na bula enviada junto com o componente.
A Motorservice possui portfólio de bombas de óleo para linha de veículos leves e pesados. Para o segmento leve, oferece bombas de óleo da Pierburg, disponibilizadas em caixa azul com logo da marca em branco. Para o segmento de pesados, conta com bombas de óleo da BF em caixas brancas e logo da marca em azul. Na etiqueta da embalagem consta informações do código de comercialização, aplicação e código QR que fornece o caminho para validar a autenticidade da peça.

Comentários