Oficina Brasil


Motorservice apresenta dicas para montagem de pistões

Os cuidados iniciam antes mesmo da instalação, na verificação das características construtivas e dimensionais dos pistões, para só depois começar a montagem

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Antes da instalação, a Motorservice, divisão que comercializa os produtos KS no mercado de reposição,  recomenda certificar-se de que os novos pistões têm as mesmas características construtivas e dimensionais dos usados. Entre as características dimensionais mais importantes estão: perfil da câmara de combustão, do diâmetro e profundidade da câmara de combustão, diâmetro nominal do pistão e altura compressão, ou seja, a medida do centro do furo do pino até o topo do pistão.

Para identificar o diâmetro nominal do pistão, deve se medir somente no ponto inferior da saia que corresponde à medida informada no topo do pistão. Para os pistões que têm tratamento superficial na saia com uma janela de medição é preciso medir o diâmetro da saia apenas dentro da janela, pois é este que está indicado no topo do pistão. É necessário usar micrômetro com ponta esférica para maior precisão.

Em todos os pistões da Kolbenschmidt (KS) estão indicados, no topo, o diâmetro, a folga e o sentido de montagem.

O diâmetro do cilindro resulta da soma do diâmetro do pistão  e a folga de montagem.

Montagem - Após toda esta verificação, é preciso verificar a montagem do conjunto biela, pino de pistão e travas, quando aplicadas. Basta inserir o pino lubrificado nos respectivos furos do pistão e observar o da biela. Para colocar as travas do pino é usado um alicate especial, independente do design da trava. Não utilize travas usadas e evite apertá-las em demasia, pois pode deformá-las permanentemente.

Nos pinos de pistão tipo oscilante ou sem travas, a biela precisa ser aquecida ou o pino resfriado em nitrogênio para montagem por contração. Em ambas as montagens, a quente ou a frio,  o pino e os furos do pino do pistão devem ser lubrificados pelo óleo do motor. Para a montagem onde a biela é aquecida deve ser usado dispositivo para aquecimento e encaixe da biela, onde a temperatura pode ser controlada, conforme indicação do fabricante. O aquecimento excessivo pode danificar os componentes. O resfriamento das peças deve ocorrer em temperatura ambiente ou em recipiente com óleo lubrificante (limpo). É importante não movimentar as bielas e pinos enquanto não esfriar.

Após a montagem conjunto pistão, biela e pino, montam-se os anéis de segmento, que pode ser conferida na websérie que está no Youtube da marca sobre montagem de anéis.

Para inserir o conjunto no bloco do motor, é preciso lubrificar o pistão com óleo do motor e usar ferramentas apropriadas como uma cinta ou uma luva cônica.

Os motores Ciclo Diesel possuem taxa de compressão maior com relação aos de Ciclo Otto, portanto, deve-se realizar a protrusão do pistão referente a face do bloco, que é a altura entre o topo do pistão e a face do bloco. Altura que deve ser de acordo com a especificação de cada motor.

Para efetuar a medição deve-se posicionar o pistão no PMS e com ponte de medição para relógios comparadores identificar a projeção por toda  a circunferência do topo do pistão, de acordo com recomendação do fabricante.

Em alguns casos, realiza-se a usinagem do topo do pistão, método usado para efetuar o recondicionamento do motor, adaptando a altura de compressão de um pistão stander à medida atual do bloco. Mas, esta prática pode gerar anomalias no motor, podendo danificar pistões. A Motorservice não aconselha o torneamento do topo dos pistões e dispõe de amplo portfólio  com altura de compressão reduzida.

Para acessar esta e outras dicas de manutenção basta clicar aqui.

Comentários