Oficina Brasil


Monroe destaca a verificação do sistema de suspensão

A checagem é fundamental para evitar acidentes causados por componentes danificados e/ou desgastados

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

As férias estão se aproximando e, com elas, inicia-se a temporada de viagens. Mas, se você pretende pegar a estrada neste período lembre-se que é fundamental realizar uma revisão no veículo e, não menos importante, fazer a checagem no sistema de suspensão, a fim de evitar o risco de ficar parado no meio do caminho ou, até mesmo, precisar encerrar a viagem antes de chegar ao destino por conta de problemas mecânicos. 

Leia mais: Luz da injeção eletrônica acesa, cód. P0300 – Falha de combustão em múltiplos cilindros

Os amortecedores são os principais responsáveis pela absorção do impacto recebido pela carroceria do automóvel. Quando velhos, mal regulados ou inapropriados, podem causar sérios danos à suspensão e a estrutura do carro como um todo, além de tornar sua viagem menos confortável e segura.

Outra grave consequência ainda é a possibilidade de acidente devido a falhas em equipamentos. Pensando nisso, neste mês de dezembro, a Monroe, fornece várias dicas sobre manutenção.

Juliano Caretta, supervisor de treinamentos da Monroe, afirma: “o ideal é consultar o manual do veículo, porém, de maneira geral, a Monroe recomenda verificar os amortecedores a cada 10 mil quilômetros, aproximadamente, além de revisar o sistema quando notar problemas de dirigibilidade, ruído, solavanco, balanço excessivo ou falta de contato dos pneus com o solo. Afinal, rodar com o componente em situação de desgaste excessivo pode acarretar em graves acidentes, colocando os ocupantes em risco”.

É indispensável avaliar os amortecedores com eficiência e atenção, deixando o motorista alerta de possíveis vazamentos. É necessário para a estabilidade do veículo que seja verificado frequentemente, pois são os amortecedores responsáveis em situações de curvas e desvios bruscos, onde se deve ter uma total condição de dirigibilidade e a suspensão é fortemente exigida.

A substituição das peças é indicada apenas quando os veículos apresentarem problemas no componente. Nestes casos, além de realizar a troca dos amortecedores, recomenda-se a substituição do coxim, batente e coifa. Vale destacar que a manutenção preventiva custa menos que a corretiva, gerando economia de até 30% do valor.

Além dos componentes de suspensão, é importante revisar freios, pneus, rodas e o sistema de direção. O motorista deve verificar ainda as lâmpadas externas e internas, o nível do óleo do motor, do líquido do radiador e do fluído de freio. O nível do recipiente de água e o estado de conservação das palhetas do limpador do para-brisa também devem ser inspecionados. Confira também o estepe, macaco e triângulo de sinalização. Para viagens noturnas, sempre tenha disponível, dentro do carro, uma lanterna.

Para mais informações podem ser encontradas no site www.monroe.com.br, na página do Facebook www.facebook.com/MonroeAmortecedores ou por meio do serviço de atendimento ao cliente, no 0800-166-004.

Comentários