Oficina Brasil


Mercedes-Benz comemora 3 milhões de motores produzidos no Brasil

Fabricados na planta de São Bernardo do Campo, motores equipam caminhões e ônibus comercializados no Brasil e mais 60 países

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

A Mercedes-Benz do Brasil alcançou, no final de outubro, o marco histórico de produção de 3 milhões de motores para caminhões e ônibus. Esse número refere-se ao volume acumulado desde 1956, quando foi pioneira na fabricação do primeiro propulsor a diesel nacional.

O motor que simboliza esse marco é o pesado OM 457 LA. Fabricado na planta de São Bernardo do Campo, mesmo local onde foi produzida a primeira unidade, que equipava o clássico caminhão L-312, o “Torpedo”.

Motores equipam veículos destinados ao mercado brasileiro e cerca de outros 60 países

Os motores da marca equipam caminhões de todos os segmentos, desde os leves e médios, passando pelos semipesados até os extrapesados. Também abrangem toda a linha de chassis de ônibus urbanos e rodoviários.

“Contamos hoje com uma linha de montagem para a família OM 900 de 4 e 6 cilindros, atendendo às legislações Euro 3 a Euro 5, com faixas de potência entre 156 e 326 cv”, informa Carlos Santiago, vice-presidente de Operações da Mercedes-Benz do Brasil. “Uma outra linha responde pela montagem de motores da família OM 400 de 6 cilindros, Euro 3 a Euro 5, com potência entre 345 e 510 cv”.

A Empresa também fornece motores a diesel a outras unidades do Grupo Daimler. A partir de agosto deste ano, passou a exportar o OM 460 Euro 3 para a planta alemã da Daimler em Wörth, na Alemanha, para utilização no caminhão rodoviário Actros e nos fora de estrada Arocs e Zetros. Esses veículos são exportados para mercados da África e Oriente Médio.

Em 2013, a Empresa passou a enviar motores médios OM 900 para a Daimler Buses de Monterrey, no México. Em 2001, efetuou as primeiras exportações de propulsores brasileiros, os pesados OM 400 para a Detroit Diesel, nos Estados Unidos.

De 1956 até 1990, produziu motores leves e médios. A partir de 1991, começou a fabricar os pesados. No ano de 1998, também de forma pioneira, lançou os primeiros motores diesel eletrônicos do Brasil. E em 2005, iniciou a produção de remanufaturados da linha RENOV, para o mercado de reposição, em sua unidade de Campinas, interior paulista.

“Em 2006, batemos o recorde de produção no Brasil, com 110 mil motores produzidos apenas naquele ano”, informa Carlos Santiago. “Alcançamos 1 milhão de motores em 1984. Depois, chegamos aos 2 milhões em 2004”.

Comentários