Oficina Brasil


Magneti Marelli acaba de aumentar seu catálogo para sistemas de arrefecimento

O sistema de arrefecimento do motor é responsável por manter a temperatura ideal do veículo. Desta maneira, impede que o automóvel, quando em atividade, fique muito quente

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

O principal componente do sistema de arrefecimento é o radiador, responsável por transferir o calor gerado pelo motor para o ambiente através do fluido de arrefecimento. Esse fluido circula por câmaras internas do motor, absorvendo o calor, e passa por dentro do radiador, através de um tipo de serpentina confeccionada com tubos de alumínio, que potencializa a troca de calor com o meio ambiente, reduzindo a temperatura do fluido, que volta a circular por dentro do motor, num ciclo constante que visa manter a temperatura do motor controlada. Além da função principal da troca de calor, o fluido de arrefecimento também protege os componentes internos do motor com os quais tem contato.

De acordo com a empresa, atualmente, eles contém um portfólio de radiadores com 165 códigos para a linha leve e 65 para a linha pesada. Além dos radiadores, a Linha Térmica Magneti Marelli possui um amplo portfólio de eletroventiladores, intercoolers e condensadores, entre outros.

O portfólio para sistemas de arrefecimento da Magneti Marelli, além dos itens da Linha Térmica, também é composto por produtos como Fluido para radiador, Bomba d’água,  Válvulas Termostáticas, Interruptores Térmicos e lançado mais recentemente, a linha de Mangueiras para Intercooler.

A Magneti Marelli oferece dois tipos de fluídos (líquido) de arrefecimento: o Base Glicol e o Anticorrosivo. O fluido Base Glicol é um líquido de arrefecimento de alto desempenho, encontrado em duas versões: pronto para uso e concentrado. Essas versões contêm glicóis para uma eficiente gestão térmica com funções antifervura, anticongelante, além de garantir a lubrificação do sistema. São compostas, também, por componentes químicos orgânicos inibidores de corrosão com alta performance na proteção dos componentes, eficientes contra cavitação, eletrólise e formação de depósitos, evitando incrustações e garantindo a troca térmica.

Já o fluido anticorrosivo foi desenvolvido para evitar corrosão e cavitação nos sistemas de arrefecimento de veículos leves movidos à gasolina, álcool e GNV. Com inibidores inorgânicos de alto desempenho, esse fluido prolonga a vida útil dos componentes ao reduzir desgastes e a formação de espuma no líquido de arrefecimento.

A bomba d’água é utilizada no sistema de arrefecimento de motores à combustão interna com a função de gerar fluxo, fazendo o fluido de arrefecimento circular pelo motor - bloco e cabeçote - até atingir o radiador, onde ocorre a troca de calor com o ar externo. 

As válvulas termostáticas se destacam pelo elevado padrão de qualidade, pois são essenciais para os sistemas de arrefecimento de motores automotivos dotados de refrigeração líquida. Elas controlam a passagem do fluxo do líquido de arrefecimento do motor para o radiador e ficam localizadas entre o s dois, conectando-os através de uma mangueira específica.

O interruptor térmico tem a finalidade de ligar e desligar o ventilador elétrico (ventoinha). Ao atingir a temperatura de acionamento definida pelo fabricante conforme o projeto do motor, o interruptor aciona a ventoinha, que proporciona maior fluxo de ar passando pelo radiador com a consequente redução da temperatura do fluido de arrefecimento. Ao retornar à temperatura mínima especificada, o interruptor térmico desliga a ventoinha.

Para mais informações sobre os produtos Magneti Marelli acesse: www.mmcofap.com.br

Comentários