Oficina Brasil


Kit do amortecedor é fundamental para o bom desempenho da suspensão!

Deterioração do polímero do batente, da coifa de proteção e ruído indicam necessidade de troca do kit de amortecedor

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

O sistema de suspensão é composto por diversos componentes, entre eles, amortecedor, mola, pivô de suspensão, braço oscilante ou bandeja, barra estabilizadora e kit do amortecedor – coxim, rolamento, coifa e batente formam um kit, sendo  fundamental para a segurança e conforto do veículo ajudando a absorver os ruídos e imperfeições do solo.

Jeferson Credidio, Gerente de Engenharia e Qualidade da Nakata, alerta sobre o desgaste natural do batente com o uso do veículo: “O coxim fixa o amortecedor no monobloco do veículo, enquanto que o rolamento auxilia o movimento giratório das rodas, a coifa protege a haste do amortecedor das impurezas e o batente, composto por espuma polimérica, atua como segunda mola para minimizar as batidas de fim de curso  e diminuir os impactos sofridos pelo carro”.

O mau desempenho do sistema de suspensão pode indicar que chegou o momento de substituir o batente do amortecedor. “Barulho ou impactos ao trafegar por lombadas ou buracos podem ser sinais de comprometimento do batente”, adverte Jeferson.

A deterioração do polímero do batente pode alojar substâncias abrasivas na haste do amortecedor, chegando a danificar o selo de vedação da peça.

O vazamento de fluido do amortecedor inclusive pode estar ligado a problemas no batente ou na coifa de proteção.

Segundo Credídio é fundamental fazer inspeções periódicas em todos os componentes do sistema de suspensão, esse cuidado vai preservar e prolongar a vida útil de todos os componentes, evitando paradas e gastos inesperados.

Comentários