Oficina Brasil


IQA premia vencedores do Prêmio da Qualidade IQA 2022

Premiação aconteceu no dia 20/09 durante a realização do 8º Fórum da Qualidade Automotiva

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva condecorou na terça-feira 20/09, os vencedores do Prêmio da Qualidade IQA 2022, em evento que durante a realização do 8º Fórum IQA da Qualidade Automotiva, no Centro de Convenções Milenium, na Zona Sul de São Paulo (SP). 

Na edição deste ano, os participantes concorreram em duas categorias: Qualidade no Processo Produtivo e Qualidade na Inovação e Novas Tecnologias. Com o auditório tomado, a realização da cerimônia premiou seis trabalhos, sendo considerados os três primeiros colocados em cada uma das categorias, que foram escolhidos entre os 55 projetos inscritos para a atual edição, um acréscimo de sete trabalhos em relação a 2021. 

“O prêmio nasceu de um sonho e trabalho em conjunto do grupo da Comissão de Qualidade da Anfavea e Sindipeças. Houve persistência. Quase abandonamos a ideia, depois a resgatamos e veio a pandemia. Ver o prêmio acontecer me emociona. Este prêmio tem um propósito que é valorizar pessoas e gerar competitividade para o setor automotivo. Tudo que é feito com propósito dá resultado”, disse o diretor-presidente do IQA, Claudio Moyses, que entregou o troféu ao vencedor da categoria Qualidade na Inovação e Novas Tecnologias. 

Antes da revelação dos ganhadores, os trabalhos passaram por duas etapas de avaliação: na primeira, uma banca formada por membros da Anfavea, Sindipeças e IQA avaliou os trabalhos e definiu os finalistas; depois, aqueles que avançaram foram convidados para realizar uma apresentação oral para uma nova banca, que indicou os três primeiros colocados. 

O vencedor em Qualidade no Processo Produtivo foi Aherton Brito, com o trabalho Necessidade de Abertura do 2º Turno na Estamparia, seguido por Caio Barbosa e Fabiana Murassaki Dias Vicari, com os trabalhos Internalização da produção de porta-escovas com zero incidentes de qualidade com os clientes e Aumento da produtividade para eliminar necessidade de turno adicional, respectivamente. 

“Motivo de honra representar a Scórpios nesse projeto engajado pelas pessoas lá dentro. Os programas de melhoria de qualidade são motivados pela diretoria. Levar esse prêmio para lá, representando todo o time, é uma grande honra”, discursou Brito. 

Já em Qualidade na Inovação e Novas Tecnologias, o primeiro lugar ficou com Fernanda Bencke Liborio, com o projeto Shadow Bright - Inspeção de Defeito de Pintura com uso de Inteligência Artificial. 

“Agradeço ao IQA, a todos os apoiadores e patrocinadores a oportunidade de compartilhar esse projeto, que é inovador para indústria automotiva e que dá muito orgulho para nós da GM. Agradeço a General Motors por sempre incentivar a inovação. Por mais que tenha muitos riscos e incertezas, tivemos o apoio da empresa e da liderança para seguir. Vê-lo sendo implementado em outras empresas do setor automotivo é um indicador de sucesso.”, resumiu Liborio. 

Guilherme Cabral, com Caderno Digital de Liberação de Máquina (CDLM), e Renata Santos, com Astro 4.0 - Amazonas Smart Troubleshooter, asseguraram o segundo e terceiro lugares, respectivamente. 

Todos os ganhadores levaram um troféu e um treinamento do IQA. Além disso, o responsável pelo trabalho vencedor ganhou um manual do IQA. 

O prêmio teve o patrocínio ouro da Seguradora Zurich que, além de apoiar a premiação, já é parceira do IQA no projeto de Certificação Selo Verde, o qual reconhece as oficinas que aderem às melhores práticas sustentáveis nos serviços de reparos automotivos. Samya Paiva, diretora executiva de gerenciamento de riscos da patrocinadora, representou a parceira durante a cerimônia e realizou uma das entregas do troféu. 

 

Comentários