Oficina Brasil


IQA lança programa para certificação de profissionais de reparação

A Certificação do IQA de Competência Profissional é voluntária e beneficia todos os envolvidos no setor, sejam profissionais de oficinas independentes ou de concessionárias, incluindo fabricantes de autopeças!

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Focado na promoção contínua da qualidade no setor, o IQA - Instituto da Qualidade Automotiva, disponibiliza a todo o aftermarket automotivo o seu mais novo programa de capacitação: a Certificação IQA de Competência Profissional, voltado aos profissionais que atuam na cadeia da Reparação Automotiva, a iniciativa busca reconhecer aptidões por meio da avaliação de conhecimentos e habilidades em treinamentos certificados, baseados nas Normas da OIT e da ABNT.

A Certificação IQA de Competência Profissional é voluntária e beneficia todos os envolvidos no segmento, sejam profissionais de oficinas independentes ou de concessionárias, incluindo fabricantes de autopeças e o próprio consumidor final, que contará com mão de obra qualificada, avaliada e certificada por um organismo especializado no setor automotivo, o que representa uma garantia a mais de qualidade na prestação de serviços.

Alexandre Xavier, superintendente do IQA, afirma: "Pensamos na certificação profissional como um instrumento em que todos ganham: o profissional, que tem seus conhecimentos valorizados, as empresas do setor, que passam a ter mais competitividade ao contar com mão de obra reconhecidamente qualificada, e o consumidor final, que corre menos riscos ao contratar serviços automotivos".

Para Alexandre Xavier, o projeto foi construído à quatro mãos, entre IQA e Sindirepa Nacional, com objetivo de desenvolver todo setor de aftermarket automotivo e está nos planos das instituições ampliar o escopo aos demais elos da cadeia produtiva, como profissionais que atuam no varejo e atacado de autopeças.

"Essa certificação coroa um sonho dos reparadores", afirma Pedro Paulo Moraes, presidente do Sindirepa Nacional e o Sindirepa-PE (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios Nacional), ao comentar que os profissionais do setor valorizam muito esse tipo de certificação. 

A certificação tem validade de três anos e após esse período o profissional deve passar por reavaliação, onde pode subir, manter-se ou descer de categoria, dependendo do resultado obtido. O processo ocorre todo online e caso o trabalhador falhe na primeira tentativa ele tem uma segunda chance.

Comentários