Oficina Brasil


Goodyear realiza testes para avaliar a produção de pneus conectados

Equipados com sensores embutidos, os pneus conectados podem "se comunicar" com o veículo e com a estrada a fim de medir as características ideais de condução, ajudando a melhorar o potencial de desempenho e a dirigibilidade do veículo

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

A Goodyear, uma das principais fabricantes de pneus do mundo, que também marca sua presença no Brasil, recentemente rodou 3 milhões de quilômetros em estradas com objetivo de realizar estudos de campo com consumidores utilizando pneus conectados.

Os estudos iniciais mostraram que os pneus conectados da Goodyear podem reduzir a distância das frenagens, tanto em pneus novos como em usados, em até 30%. Com a evolução dos veículos para carros elétricos ou autônomos, os pneus conectados devem proporcionar uma redução ainda maior, pois haverá uma comunicação entre o veículo e o composto.

O sistema inteligente de pneus conectados da Goodyear mede e registra constantemente as informações dos pneus, que são combinadas com outros dados do veículo e conectadas aos algoritmos da Goodyear. Tudo isso utilizando o sistema de nuvens.

Os pneus inteligentes medem, em tempo real, o seu desgaste, carga, pressão e temperatura, bem como as condições da superfície da estrada, permitindo que o veículo se ajuste e encontre uma resposta a essas medições para otimizar seu desempenho.

Os pneus conectados da Goodyear ainda não estão disponíveis para o mercado, mas estão em fase de testes extensivos, que continuam sendo realizados com pneus de montadoras, em startups e outros, criando soluções personalizadas para melhorar a experiência de direção dos consumidores.

 

Comentários