Oficina Brasil


Formas de identificar o desgaste dos amortecedores

Mudanças no comportamento do veículo, vazamento de óleo e desgaste escamado dos pneus são alguns dos indícios que os amortecedores estão danificados.

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

O sistema de suspensão, responsável por absorver as irregularidades do solo e pela estabilidade do veículo, merece atenção dos motoristas na hora da manutenção. Ao trafegarem com o automóvel, é importante observar alguns sinais que podem indicar que os amortecedores podem estar comprometidos. Pois, os amortecedores, muitas vezes, não emitem sons quando estão danificados.

Jeferson Credidio, gerente de engenharia, serviços e qualidade da Nakata, afirma: “Para identificar se os amortecedores apresentam algum tipo de desgaste, é importante que o próprio dono do carro observe o comportamento”. 

Fora da fábrica não existe um procedimento capaz de identificar com 100% de precisão a condição dos amortecedores , o mais adequado é verificar o balanço da carroceria com o carro em movimento. O gerente de engenharia ressalta: “Afinal de contas, a principal função do amortecedor é neutralizar os movimentos indesejados da carroceria, tanto em curvas quanto em frenagens, arrancadas e passagem por pisos irregulares”.

Observar o desgaste dos pneus também pode ser uma forma de identificar se os amortecedores estão danificados. “Se algum estiver ruim, ao passar com o carro em ruas esburacadas, as rodas literalmente se chocam no chão. Isso danifica os pneus, que passam a apresentar escamas”, comentou. Outro fator que gera a descamação do pneu é a falta de rodízio e de balanceamento das rodas.

Fazer uma inspeção visual periódica também ajuda a identificar problemas como vazamento de óleo, quebra de fixadores e danos à coifa, batente e coxim.

Para aqueles motoristas que prestam muita atenção ao comportamento do veículo existe outra maneira de saber se o amortecedor está comprometido, pois ocorre uma perda de estabilidade em curvas. Segundo Credidio, a mesma curva que era feita acima de 80 km/h, com os amortecedores danificados não será mais possível devido à perda de precisão na direção, sendo preciso corrigir a rota sistematicamente.

Esta e outras dicas de manutenção podem ser conferidas no blog da Nakata.

Comentários