Oficina Brasil


Fiat Weekend sai de linha após 23 anos de produção

Modelo familiar da fabricante italiana contabilizou mais de 530 mil unidades vendidas no país

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

A última unidade da station wagon Weekend deixou a linha de montagem nesta segunda-feira (27/1), após 23 anos de produção no Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG).

Icônico de destaque e representante de uma das categorias mais importantes da época, o veículo  conquistou rapidamente os brasileiros, principalmente as famílias por oferecer um ótimo espaço interno e o maior porta-malas da categoria, com 460 litros. Essa fórmula foi tão acertada, que a Fiat contabilizou a venda de mais de 530 mil unidades na história do modelo.

Nos últimos anos, as peruas perderam esse espaço no mercado dando lugar para  utilitários esportivos (SUVs), uma tendência mundial também agregada no Brasil. 

Herlander Zola, diretor do brand Fiat e operações comerciais Brasil, afirmou: “A Weekend teve um papel muito importante para a Fiat, liderando o segmento durante quase toda sua trajetória comercial”. 

O Palio Weekend foi lançado no início de 1997 seguindo a tradição de derivar veículos de seu produto principal, neste caso, o Palio. Tecnicamente, a diferença estava na suspensão traseira, com braços arrastados na perua, para assegurar maior conforto e um comportamento superior em curvas comparado ao eixo de torção no hatch. O entre-eixos também era seis centímetros maior no modelo familiar.

Sua aposentadoria abre espaço para a produção de três novos modelos, incluindo dois SUVs inéditos.

 

Comentários