Oficina Brasil


Falta de manutenção automotiva aumenta o risco de acidentes

Revisões periódicas são indispensáveis para o bom funcionamento do veículo e contribuem para a segurança viária, que é tema da campanha Maio Amarelo, de conscientização no trânsito

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Os acidentes de trânsito são uma das principais causas de óbitos no Brasil. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre 2011 e 2020, foram registradas 1.439 mortes nas estradas devido à falta de manutenção dos veículos. Com objetivo de contribuir para a segurança no trânsito, é imprescindível manter a revisão regular dos automóveis, verificando itens importantes para a boa conservação e funcionamento do veículo.

Alexandre Albert, Coordenador de Segurança da BR Distribuidora, afirma: "O motorista deve criar o hábito de levar o seu carro ao mecânico para fazer a revisão e garantir que as peças de todos os sistemas estejam em bom estado e sem risco de falharem e ocasionarem problemas. A maioria dos manuais das montadoras indica que essa vistoria deve ser feita a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados",

O coordenador cita medidas simples, como verificações periódicas da calibragem de pneus, do nível dos líquidos de arrefecimento e do esguicho, nível do óleo e a limpeza dos vidros, como aliadas dos motoristas para evitar falhas e prevenir acidentes.

A má conservação do veículo pode trazer consequências perigosas. Com o passar do tempo, junto da falta de manutenção no carro, problemas silenciosos podem começar a afetar o seu funcionamento direto e levar a riscos de acidentes. "Amortecedores desgastados exigem maior intensidade do uso dos freios, assim como a perda de desempenho do motor devido à falta de lubrificação", alerta o Coordenador de Segurança da BR.

O especialista lembra que é possível realizar a verificação de itens básicos de segurança do veículo aproveitando uma ida ao posto para troca de óleo. Nos centros automotivos Lubrax+, franquia dos Postos Petrobras, 18 itens são vistoriados gratuitamente: filtros de ar, combustível, óleo, cabine e câmbio; fluidos de direção hidráulica, arrefecimento, freio e diferencial traseiro; faróis e lanternas; bateria, extintor, palhetas, água do limpador de pára-brisas, itens de emergência, gasolina de partida e calibragem dos pneus.

O Analista de Produtos e Marcas da BR, Eduardo Alcázar, também reforça a importância do abastecimento com combustíveis de confiança, uma vez que problemas de qualidade podem trazer diversos prejuízos para o carro, como falhas de funcionamento do motor, entupimentos de filtros e injetores, ocasionando desde a perda de desempenho do veículo até transtornos mais sérios. "O carro pode simplesmente parar por conta do combustível de má qualidade, expondo todos aos mais diversos riscos", explica o especialista.

A maioria dos motoristas só levam seus veículos em uma oficina mecânica quando o mesmo apresenta algum problema, e quando isto acontece, precisa sair às pressas procurando uma oficina para fazer a reparação e voltar a circular com o veículo. Então para evitar esse tipo de estresse sempre que necessário faça uma revisão no seu veículo.

Comentários