Oficina Brasil


Etapas do diagnóstico para substituição dos amortecedores

A inspeção visual no elevador, teste de rodagem e análise dos sinais de desgaste e perda ação do amortecedor na bancada são as quatro etapas do diagnóstico dos amortecedores

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

A Nakata destaca a dica das etapas do diagnóstico que detecta que se há necessidade de fazer a troca dos amortecedores. Além de sinais de desgaste, como ruídos provenientes da suspensão, falta de estabilidade em curvas, vazamentos de óleo do amortecedor, desgaste escamado dos pneus e balanço excessivo em freadas ou arrancadas, o reparador deve iniciar a avaliação com o teste de rodagem. “Precisa verificar quais as condições dinâmicas do veículo, a dirigibilidade, comportamento em curvas, aceleração e desaceleração”, revela Jeferson Credidio, Gerente de Engenharia e Qualidade da Nakata.

Segundo Credidio, a segunda etapa do diagnóstico consiste em levantar o veículo no elevador e observar o estado geral da suspensão. No amortecedor verificar se há alguma quebra de fixação ou condição anormal do kit, batente, coifa e coxim. Para que o amortecedor entregue 100% do seu rendimento é fundamental que o kit esteja preservado.

Já a terceira etapa, compreende em uma análise do estado dos pneus que não podem apresentar desgaste escamado ou sinais de deformação.

Por último e somente, se necessário, remover a peça e fazer uma verificação na bancada sobre as condições gerais do componente, atentar para o estado da haste e do selo de vedação. As cargas de tração e compressão só podem ser avaliadas com precisão em equipamentos próprios, mas um mecânico experiente saberá fazer essa avaliação

Responsável por controlar movimentos de abertura e fechamento das molas e manter o contato dos pneus com a via, os amortecedores requerem atenção na hora da manutenção. “A vida útil dos amortecedores depende das condições do solo em que o veículo trafega, da forma como o motorista dirige e do estado geral dos outros componentes da suspensão”, comenta Credidio. 

Para acessar esta e outras dicas de manutenção, basta entrar no YouTube Componentes Nakata.

Comentários