Oficina Brasil


Dicas para diagnóstico de folgas da barra estabilizadora, bieleta e buchas

Reparadores, verificar folga e desgaste faz parte do check-up!

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Parte do sistema de suspensão, alguns componentes, como a barra estabilizadora, bieleta e buchas, requerem alguns cuidados na hora de fazer o diagnóstico durante a manutenção.  Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, ressalta a importância da peça: “A barra estabilizadora tem como função de reduzir a inclinação da carroceria em curvas, portanto fundamental para a estabilidade do veículo”.

Já a bieleta é uma haste que interliga a barra estabilizadora até a suspensão, ficando encarregada da transferência da força dinâmica nas curvas, enquanto as buchas absorvem as vibrações das peças, diminuindo a emissão dos ruídos na suspensão. O gerente afirma: “São peças importantes no sistema de suspensão, que devem ter especial atenção por parte do reparador”.

O profissional da reparação deve fazer uma análise detalhada ao efetuar a manutenção. “É preciso ser cuidadoso ao avaliar a barra estabilizadora, que deve ser movimentada para identificar folgas nas buchas, que também precisam ser checadas com relação ao desgaste”, explica Jair.

Os pinos da bieleta não devem conter folgas. “Quando em boas condições, a bieleta está bem ajustada e exige força para a sua movimentação”, alerta.

Para não comprometer o diagnóstico, Silva lembra que a avaliação deve ser realizada com as rodas no chão, como num fosso, pois suspender o carro pelo chassi pode tirar o peso e mascarar defeitos no sistema de suspensão.

Comentários