Oficina Brasil


Delphi Technologies explica sobre bombas de combustível

Entenda os tipos, as características e alguns problemas que ocorrem com o componente

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Entenda os tipos e as características do componente

A bomba de combustível é o principal sistema de alimentação de um automóvel. É através dela que o combustível é deslocado, suprindo as condições de trabalho, carga, rotação e temperatura do motor.

O componente começou a ser utilizado a partir de 1969, quando surgiram os primeiros carros com injeção eletrônica. Hoje, encontramos três tipos no mercado, sendo dois modelos instalados dentro do tanque, aplicados em veículos mais modernos, e um instalado do lado externo do tanque, usado nos modelos mais antigos.

Tipos de bomba de combustível

O modelo instalado do lado externo, usado em carros mais antigos, geralmente é fixado ao chassi do veículo. Pedro Valencio, coordenador de suporte ao cliente aftermarket da Delphi Technologies afima: “O componente é instalado em buchas de borracha para isolá-lo dos impactos causados pelas irregularidades do solo e evitar que o ruído seja transmitido ao compartimento dos passageiros”.

Já nos carros mais modernos, as bombas são instaladas dentro do tanque, e possuem dois projetos de fixação: modular e não modular. “O tipo modular possui um depósito de plástico que aloja a bomba de combustível, o filtro, o emissor do medidor de combustível e outros componentes. Este modelo é substituído como um conjunto completo”, explica Valencio. Em uma unidade não modular, a bomba de combustível é substituída separadamente.

Todas as bombas da Delphi são projetadas para evitar que o combustível seja drenado de volta ao tanque quando o motor é desligado. Esta característica, chamada de estanqueidade, permite que o sistema de combustível mantenha uma pressão residual para partidas rápidas.

- Pedro Valencio

As bombas de combustível são componentes extremamente delicados que podem apresentar problemas se mal instaladas ou se expostas a situações agressivas. Destacamos abaixo os principais pontos de atenção.

• Excesso de corrente, provocando queima nos fusíveis;

• Alimentação elétrica incorreta, prejudicando a vazão de combustível;

• Aterramento irregular;

• Combustível adulterado;

• Filtros saturados;

• Tanque com impurezas;

• Mangueiras danificadas;

• Reguladores de pressão defeituosos;

• Utilização de braçadeiras que não possuem tratamento de inox, provocando oxidação.

As bombas de combustível são componentes extremamente delicados que podem apresentar problemas se mal instaladas ou se expostas a situações agressivas. Destacamos abaixo os principais pontos de atenção.

Comentários