Oficina Brasil


Conheça os sinais de desgaste do amortecedor da motocicleta

Instabilidade em arrancadas, vazamento ou ruídos podem apontar que a vida útil do amortecedor chegou ao fim

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Responsável por absorver as irregularidades do solo, o amortecedor de motocicletas, assim como nos automóveis, faz parte dos itens segurança e, por isso, deve estar em perfeitas condições de uso. Jeferson Credidio, gerente de produtos da Nakata, afirma: “O amortecedor da moto é um dos componentes fundamentais para garantir a segurança do piloto e também o conforto. Seu papel é controlar as oscilações da suspensão, conservar o contato dos pneus com a via e proporcionar, além da segurança e conforto, estabilidade”.

É importante o amortecedor desempenhar sua função adequadamente para que não ocorram acidentes. “O desgaste compromete seu funcionamento, portanto é essencial fazer revisões periódicas e ficar atento a qualquer sinal de anormalidade”, ressalta.

O gerente da Nakata destaca alguns dos indícios de que o amortecedor pode estar comprometido e afirma: “Caso a motocicleta apresente instabilidade em frenagens, arrancadas ou se continuar oscilando ao passar por lombadas ou depressões, o amortecedor deve ser verificado imediatamente”.

Ruídos vindos da suspensão também devem ser observados. “Barulhos podem surgir se o amortecedor perder a pressão interna da câmara ou ocorrer a quebra de algum componente”, comenta o gerente da fabricante.

Um sintoma que pode ser identificado facilmente é o vazamento de óleo. Basta examinar externamente o amortecedor. 

Ao trocar o amortecedor, análise também outros componentes como o kit de transmissão que é composto por coroa, pinhão e corrente, os freios, pneus e rodas.

Comentários