Oficina Brasil


Confira as falhas que o sistema de arrefecimento pode apresentar

O sistema de arrefecimento é responsável por manter o carro na temperatura ideal, por isso merece extrema atenção em caso de vazamentos ou ruídos

Compartilhe
Por Wellyson Reis


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

O componente tem como função controlar e manter a temperatura dos motores de combustão interna em condições ideais de funcionamento, sendo composto por líquido de arrefecimento, bomba d’água, radiador, válvula termostática, condutores, reservatório e sensor de temperatura. 

Por ser um dos principais equipamentos do carro, o sistema de arrefecimento merece atenção na hora da manutenção já que quando comprometido pode até fundir o motor. 

Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, alerta: “Diversos problemas podem acometer o sistema de arrefecimento, por isso é fundamental ficar atento e analisar o estado de diversas peças. Para prolongar a vida útil do sistema e seus componentes é importante fazer a troca do líquido no período indicado, além de utilizar somente aditivo indicado pela montadora do veículo e água desmineralizada. Vale lembrar, que a a água de torneira não é indicada para o sistema de arrefecimento”.

O sistema por ser selado e dispensa a necessidade periódica de reposição do líquido, portanto se isso ocorre é um indicativo de que algo está errado e é necessário consultar profissional qualificado.

Outro problema que o usuário deve ficar atento é o excesso de temperatura, facilmente notado através do indicador do painel de instrumentos. Se isso ocorrer, o ideal é parar o veículo imediatamente e procurar ajuda de especialista, já que o excesso de temperatura pode ocorrer por motivos diversos e, se não observado, pode levar desde a queima da junta do cabeçote até o enripamento generalizado do motor.

A manutenção preventiva é o melhor caminho para evitar danos ao sistema. Substituir o líquido no período recomendado, inspecionar o estado de mangueiras, abraçadeiras, bomba d´água e radiador podem evitar maiores prejuízos e paradas indesejados do veículo.

Comentários