Oficina Brasil


Confira as dicas da Marelli Cofap para viajar com segurança

Você que pretende viajar de carro é importante que todos os seus componentes estejam funcionando adequadamente para que o passeio seja tranquilo e sem nenhum problema!

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

A Marelli Cofap Aftermarket recomenda a revisão do veículo antes de pegar a estrada para garantir a sua segurança, dos passageiros e de outros motoristas, além de respeitar as leis de trânsito.

Principal componente do sistema de suspensão, o amortecedor merece atenção especial. Ele é responsável por manter os pneus em contato com o solo, evitando que ele fique pulando ao passar por obstáculos, garantindo a estabilidade e a dirigibilidade do veículo. Esse componente requer revisão periódica, considerando que a perda de ação de um amortecedor de suspensão, causada pelos desgastes naturais de seus componentes internos, pode não ser percebida pelo motorista, que vai se acostumando com o comportamento dinâmico do veículo e não se dá conta do momento em que há necessidade da substituição dos amortecedores. 

Vale lembrar que a vida útil dos amortecedores depende do modo como o veículo é conduzido e dos pavimentos por onde ele trafega. Por exemplo, passar por lombadas e obstáculos sem reduzir a velocidade, subir guias, trafegar em pistas esburacadas e estradas de terra certamente reduzirá a durabilidade, não somente do amortecedor, mas também dos demais componentes do sistema de suspensão.

Outro componente vital para o funcionamento do veículo, a bateria tem como função principal acumular e fornecer energia para o motor de partida, sendo responsável também pela alimentação do sistema de ignição e injeção eletrônica. Do mesmo modo, o sistema de iluminação e demais equipamentos acionados enquanto o motor não está operando dependem da bateria e, com veículos cada vez mais tecnológicos, equipados com um volume de eletrônica embarcada cada vez maior, a importância das baterias é ainda mais relevante, já que dela depende o equilíbrio elétrico e a estabilidade de funcionamento dos sistemas eletricamente assistidos.

De acordo com a Marelli Cofap Aftermarket, o componente dá indícios quando sua vida útil está chegando ao fim. Dificuldade em dar a partida no motor, oxidação nos terminais e acendimento da luz de alerta no painel de instrumentos do veículo são sinais evidentes de que a bateria deve ser verificada imediatamente.

As baterias Magneti Marelli são reconhecidas mundialmente pelo desempenho e confiabilidade, com forte reputação em todos os mercados onde está presente. Elas são fabricadas com tecnologia de grades estampadas, que garante alto desempenho nas partidas, maior resistência mecânica e à corrosão e, como consequência, maior durabilidade, quando comparada com as baterias com a tecnologia de grades convencionais.

O portfólio da marca Magneti Marelli possui cinco modelos de baterias automotivas - Premium, Top, Estrada, Standard e EFB -, além das baterias para motos e baterias estacionárias.

Lâmpadas

As lâmpadas também são itens de extrema importância no momento da revisão. Caso alguma esteja queimada, o motorista enfrentará problemas de visibilidade, principalmente durante a noite, podendo ocasionar graves acidentes, sem falar das multas de trânsito. De acordo com o Artigo 230 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), “conduzir o veículo com defeito no sistema de iluminação, de sinalização ou com lâmpadas queimadas" é infração média, com multa de R$ 130,16, somada a quatro pontos na CNH.

Pastilhas de freio 

As pastilhas de freio trabalham em conjunto com as pinças de freio com a função de reduzir a velocidade do veículo.

As pastilhas de freio também dão sinais de que não estão mais funcionando adequadamente. Ruídos e chiados ao acionar o freio indicam que é hora de substituir o componente.

O motorista deve ficar atento ao desgaste das pastilhas de freios e substituí-las quando estas atingem o limite de segurança, evitando que a massa de atrito se desgaste completamente. Se isso ocorrer, a base metálica sobre a qual é depositada a massa de atrito fica exposta e entra em contato com o disco de freio, o que diminui drasticamente o poder de frenagem e compromete a segurança. É importante ficar atento, também, ao fluido de freio. Ele deve ser substituído de acordo com as orientações presentes no manual do veículo.

Para mais informações sobre os produtos Magneti Marelli e Cofap, acesse: www.mmcofap.com.br ou ligue na Central de atendimento ao consumidor, Cofap 0800-0194054 e Magneti Marelli 0800-0191638.

Comentários