Oficina Brasil


Como identificar a hora da troca de amortecedores

Além do prazo recomendado pelo fabricante, conforme o manual do proprietário, há alguns sinais que indicam que os amortecedores podem estar comprometidos

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

O sistema de suspensão, composto por diversos itens, entre eles, molas, barra estabilizadora, pivôs, bandejas, buchas e os amortecedores, protagonistas do conjunto de peças, é fundamental para garantir a segurança e o conforto dos ocupantes do veículo. Por isso, é preciso ficar atento para identificar a hora certa de substituir os amortecedores comprometidos por novos.

Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, explicando a importância de não descuidar da manutenção, e ressalta: “São os amortecedores que controlam a ação das molas da suspensão, evitando a oscilação excessiva da carroceria, além de ajudar os pneus a permanecerem em contato seguro com o solo”.

Ele afirma que amortecedores em más condições comprometem a estabilidade do automóvel e podem colocar motorista e passageiros em risco, bem como ocasionar graves acidentes no trânsito. “Quando danificados, além do desconforto gerado aos ocupantes, o espaço de frenagem aumentará porque o pneu perde um pouco o contato com a via”, adverte.

Para evitar riscos, a recomendação é além de prestar atenção ao período de troca dos amortecedores recomendado pelo fabricante, conforme o manual do proprietário, observar alguns indícios de desgaste dos amortecedores, como por exemplo, desgaste de pneus em escamas, vazamentos, balanço excessivo ao trafegar por lombadas ou valetas, ruídos  e espaço maior de frenagem.

Comentários