Oficina Brasil


Como a manutenção preventiva pode ajudar a economizar combustível?

Filtros do ar e de combustível saturados podem elevar combustível

Compartilhe
Por Wellyson Reis


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Manter o veículo em boas condições de uso, realizando avaliações periódicas, pode evitar o desperdício de combustível e, consequentemente, gastos desnecessários. Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, afirma: “Diversos defeitos podem influenciar diretamente no desempenho do veículo e também aumentar o consumo de combustível, como falta de manutenção adequada dos filtros do combustível e ar”.

Outro exemplo de falta de manutenção que pode elevar o consumo de combustível é o sistema de suspensão. Mesmo quando em bom estado, se o veículo apresentar problemas relacionados a geometria pode aumentar o consumo de combustível além de acelerar o desgaste dos pneus.

Alguns hábitos também podem mexer no bolso do motorista, como circular com excesso de peso e calibração de pneus inadequada. Silva, ressalta: “Quanto mais peso, maior o esforço para o carro se movimentar. Já se a calibração do pneu estiver abaixo da recomendada, o consumo será mais alto”.

A recomendação é fazer a manutenção preventiva para evitar rodar com o veículo desalinhado e ou  peças comprometidas. O gerente acrescenta: “Nas avaliações periódicas, diversos itens relacionados à performance do veículo são checados, assim, é possível identificar falhas logo no início, o que, além de impedir o elevado consumo de combustível, evita gastos e paradas  desnecessários com maiores reparos”.

Comentários