Oficina Brasil


Cofap destaca sua nova linha de amortecedores para motocicletas!

Sendo um dos componentes mais importantes na condução sobre duas rodas, os amortecedores têm um impacto direto na segurança e no conforto durante a pilotagem

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

A pandemia aumentou a procura por serviços de delivery e, consequentemente, o número de motocicletas circulando nas ruas do País. Segundo dados da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), somente em julho deste ano as fabricantes de motocicletas do Polo Industrial de Manaus – PIM, produziram 104.776 unidades, 10,3% maior na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Para o segmento de duas rodas, a marca Cofap disponibiliza um portfólio completo de amortecedores ao mercado de reposição. São mais de 60 códigos que atendem vários modelos de diversas montadoras como Dafra, Haojue, Harley Davidson, Honda, Kawasaki, Shineray, Suzuki e Yamaha, com cobertura de 97% da frota circulante.

Os amortecedores de suspensão podem ser bi tubulares (compostos por dois tubos, um tubo reservatório e um tubo de pressão, montados um dentro do outro), ou mono tubulares (compostos por apenas um tubo, que contém dois compartimentos, reservatório e de pressão, separados por um pistão flutuante) e podem também contar com reservatórios externos, sendo usados aos pares ou em uma única peça na suspensão traseira das motos.

A tecnologia mais comum é a bi tubular, geralmente utilizada aos pares, como vemos nas motos de baixa cilindrada. Possui uma válvula de base que controla a passagem do óleo entre o tubo reservatório e o tubo de pressão, proporcionando mais estabilidade e conforto, tanto para alta como para baixa velocidade. Além disso, o projeto permite a circulação de uma quantidade maior de óleo com a consequente melhoria da dissipação de calor, com ganhos na eficiência, na performance e na durabilidade da peça graças à menor perda de óleo por evaporação e manutenção do índice de viscosidade mais adequado ao projeto da moto.

Atualmente, as motos esportivas e as crossover ou offroad utilizam apenas um amortecedor mono tubular, na conhecida suspensão traseira mono amortecida. Aqui, vale comentar que há produtos no mercado que usam a tecnologia bi tubular, enquanto o projeto original da moto prevê a utilização do amortecedor mono tubular. Aqui vale destacar também que, como são projetadas e produzidas de acordo com as peças genuínas, possuem maior número de componentes na comparação com os produtos da concorrência, o que se traduz em melhor desempenho na curva de forças e melhor dirigibilidade para o piloto. Ou seja, maior durabilidade, confiabilidade e segurança, com melhor custo benefício.

A principal função do amortecedor é controlar os movimentos de subida e descida da suspensão, mantendo o pneu em contato com o solo. A peça faz a conexões entre a balança oscilante e o chassi, sendo responsável pelo conforto e estabilidade da moto e pela segurança do motociclista.

Com o tempo, o componente sofre desgaste natural, o que pode comprometer o seu funcionamento adequado. Alguns sinais como vazamentos ou perda de ação indicam que é hora de procurar um mecânico de confiança para verificação e avaliação dos amortecedores. A utilização de amortecedores sem ação de amortecimento pode prejudicar a dirigibilidade da motocicleta, aumentando os riscos de acidentes. A Marelli Cofap Aftermarket recomenda que, caso seja necessário efetuar a troca da peça, que seja feita por profissionais treinados e com produtos confiáveis.

Além dos amortecedores, a marca Cofap conta com outras linhas de produtos para o segmento duas rodas: tubos internos, kits transmissão, pastilhas e patins de freio.

Os tubos internos fazem parte da suspensão dianteira e estão posicionados entre a roda e o guidão, desempenhando papel fundamental no sistema de suspensão e, por isso, devem ser avaliados nas revisões periódicas. Caso apresentem desgastes do cromo, riscos ou empenamento, devem ser substituídos o mais rápido possível. Vale destacar que, dependendo da aplicação, os tubos internos Cofap são os únicos do mercado de reposição que já vem com as buchas deslizantes instaladas, ao contrário dos da concorrência, que exigem a compra das buchas em concessionárias.

Igualmente importantes são os kits de transmissão. Compostos por coroa, pinhão e corrente, eles transferem o torque da caixa de câmbio para a roda motriz. Também conhecido como relação final, é o sistema que apresenta o maior desgaste e, assim, requer atenção e cuidados com a manutenção. Por exemplo, após a lavagem e dias chuvosos, é importante lubrificar a corrente, utilizando produtos de qualidade desenvolvidos para essa finalidade com o objetivo de preservar a vida útil da corrente, da coroa e do pinhão. Além disso, também é preciso ficar atento à regulagem da corrente, mantendo a folga indicada pelo fabricante da moto. Os principais sinais que indicam que pode haver desgaste do kit de transmissão são ruídos excessivos, corrente frouxa e desgaste dos dentes da coroa ou do pinhão. O catálogo da Cofap possui mais de 25 códigos e cobertura de frota similar à de amortecedores, do mesmo modo, os produtos são desenvolvidos de acordo com os projetos dos produtos originais, tanto na composição do material, aço 1045, como nas tolerâncias do tratamento térmico dos dentes de coroa e pinhão, além do alto nível de qualidade da corrente, o que garante uma durabilidade muito maior ao conjunto em comparação a outros produtos encontrados no mercado, sendo equivalente ao kit original, por um valor bem mais acessível.

Já as pastilhas e os patins de freio Cofap atendem aos modelos das montadoras BMW, Dafra, Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha.

Comentários