Oficina Brasil


Cofap destaca a importância da bieleta na suspensão

O amortecedor é a principal peça da suspensão do veículo, mas para que o sistema funcione adequadamente, também é importante dar atenção especial aos outros componentes, como as bieletas, por exemplo

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Fundamental para a segurança veicular, a suspensão controla as oscilações da carroceria decorrentes da sua movimentação nas mais diversas condições de pavimento, além de absorver todos os impactos causados pelas imperfeições do solo, garantindo dirigibilidade, conforto e, consequentemente, a segurança da viagem. No caso das bieletas, a função principal é conectar a barra estabilizadora à suspensão do veículo, permitindo que a barra exerça a sua função de controlar a inclinação do veículo em curvas, ajudando a manter o contato entre pneus e o solo, ou seja, a bieleta faz a “ponte” entre a suspensão e a barra estabilizadora, transmitindo as forças dinâmicas geradas pelas inclinações laterais da carroceria.

Rangido ou barulho proveniente de folgas ou desgaste das buchas das fixações e deformação na estrutura são sinais de avaria nas bieletas. Em todas estas situações, é recomendado procurar uma oficina de confiança para confirmar a necessidade de troca da peça. Caso seja necessária a substituição do componente, é fundamental optar por componentes confiáveis. 

Em razão da importância que a bieleta tem para todo o sistema de suspensão, é importante manter o devido cuidado com a peça. Mas como saber se a bieleta está ruim? Quais os sinais de que a peça precisa ser revisada ou substituída?

Em geral, o componente apresenta defeitos quando está gasto ou folgado. Quando a peça está folgada, ela costuma causar um barulho incômodo e constante. O som é semelhante ao de um porta-malas aberto, e vai aumentando gradativamente com o passar dos anos.

O barulho também surge quando há uma falta de lubrificação da bieleta, o que é detectado através de uma manutenção e revisão do seu sistema de suspensão.

Para mais informações, acesse: www.mmcofap.com.br

Comentários