Oficina Brasil


Cofap alerta para a importância de revisar a suspensão antes de viajar

Pegar a estrada para viajar pode se tornar um problema se a manutenção da suspensão do veículo não estiver em dia

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

O sistema de suspensão é composto por um conjunto de peças responsáveis pela estabilidade do carro, essas peças têm como responsabilidade absorver os impactos do solo e reduzir vibrações. Portanto, sua revisão é de extrema importância para a segurança e conforto do motorista e passageiros. 

O amortecedor é o principal componente do sistema de suspensão do veículo, pois garante que os pneus estejam sempre em contato com o solo, mantendo as condições ideais para a dirigibilidade. Por ser o componente mais importante do sistema de suspensão, requer revisão periódica, considerando que nem sempre os problemas causados pelos desgastes podem ser percebidos pelo motorista.

Os componentes internos do amortecedor podem apresentar problemas como desgaste do tubo de pressão, do pistão e fadiga das molas e das válvulas. Eventuais avarias nestes componentes internos não podem ser detectadas em exame visual, mas durante a revisão podem ser detectadas por profissionais qualificados. A Cofap também adverte para casos de danos na estrutura dos tubos, empenamento das hastes ou vazamento de óleo, que, diferentemente das irregularidades já citadas, podem ser identificadas visualmente. Em todas estas situações, a recomendação é fazer a troca imediata do amortecedor, independente da quilometragem.

Além do amortecedor, o sistema de suspensão é composto também por molas helicoidais (que sustentam o peso do veículo e garantem uma determinada distância do solo), barras estabilizadoras (que diminuem a inclinação da carroceria em curvas e auxiliam na dirigibilidade e estabilidade), bandejas de suspensão (também conhecidas de braços oscilantes, que sustentam e controlam a movimentação das rodas) e bieletas (responsáveis pelas conexão da barra estabilizadora com o amortecedor). Todos estes itens são fundamentais para que o veículo trafegue confortavelmente e com estabilidade direcional quando estiver em movimento e durante curvas e frenagens. Geralmente, ruídos vindos da suspensão indicam deterioração nos componentes de borracha que, caso não sejam trocados, prejudicam as peças às quais estão associados.

Além de observar as condições do amortecedor, é essencial verificar também os demais componentes da suspensão durante as revisões de manutenção. Um amortecedor novo que trabalha em conjunto com componentes deteriorados sofrerá redução da sua vida útil.

Comentários