Oficina Brasil


Clarios amplia fornecimento de baterias avançadas para montadoras

Enquanto a bateria EFB de primeira geração é construída com uma grade estampada e uma grade expandida, na EFB Geração 2, as duas grades são estampadas

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

A Clarios, fabricante das baterias Heliar, está expandindo o fornecimento de baterias EFB Geração 2 no mercado brasileiro. O aumento atende às necessidades das montadoras por baterias de tecnologias avançadas para cumprir os requisitos de eficiência energética e emissões impostos pelo Programa Rota 2030.

Enquanto a bateria EFB (Enhanced Flooded Battery) de primeira geração é construída com uma grade estampada PowerFrame e uma grade expandida, na EFB Geração 2 da Clarios, as duas grades contam com a tecnologia PowerFrame, tecnologia essa patenteada pela Clarios, onde garante até 3x mais resistência a corrosão.

O diretor de Vendas da Clarios para o segmento de equipamentos originais (OE) no Cone Sul, Adriano Stefanini, explica porque essa é a tecnologia ideal para atender as necessidades de redução de emissões e de consumo dos veículos, e afirma: “Esse tipo de bateria avançada é indicado para veículos equipados com sistema start&stop e/ou possuam o chamado alternador inteligente, componente que faz o monitoramento contínuo do estado de carga da bateria através da tensão da mesma, evitando que o alternador permaneça em operação 100% do tempo, gerando diminuição no consumo de combustível e consequentemente de emissões de CO2. 

“Por ter maiores níveis de ciclagem, a EFB Geração 2 da Clarios pode ser carregada e descarregada mais vezes sem que haja risco de danificar a bateria. Além disso, é capaz de suprir a alta demanda elétrica do veículo até atingir determinado estado de carga, para somente, a partir deste ponto, o alternador entrar em serviço, detalha o diretor. 

O Adriano Stefanini alerta ainda que a troca da bateria sempre deve obedecer à tecnologia original de fábrica: substituir uma bateria avançada EFB por uma bateria convencional SLI leva a uma redução de vida útil da nova bateria, além de possíveis danos a outros componentes elétricos.

A Fiat Toro Ds, no ano 2022, optou pela utilização da bateria avançada Heliar EFB Geração 2 de 72 Ah. Outros modelos que também passam a ser equipados com a Heliar são o Jeep Compass e o Jeep Commander. 

No segmento de veículos pesados, a partir de 2023, o novo Mercedes Actros virá equipado com uma bateria Heliar EFB de 230 Ah, que alimenta todos os sistemas elétricos do caminhão, incluindo itens de segurança e conforto para o motorista. A tecnologia avançada permite uma durabilidade duas vezes maior em 50% de descarga, se comparada com as baterias convencionais, garantindo uma vida útil superior.

A Clarios é detentora, dentre outras marcas, da Heliar, hoje a mais usada pelas montadoras, equipando 2 em cada 3 veículos produzidos no Brasil, incluindo os segmentos comerciais, leves e motocicletas. Globalmente, os produtos da Clarios equipam 1 em cada 3 carros em circulação no mundo.

Comentários