Oficina Brasil


Chassi com Big Data: ZF prepara componentes inteligentes para o setor!

De acordo com a fabricante, o chassi oferece maior eficiência para frotistas, manutenção preditiva e análise das condições das estradas

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

As gerações de veículos futuros se tornarão progressivamente automatizadas e exigirão um número cada vez maior de sensores poderosos e, portanto, coletarão cada vez mais dados. Algoritmos inteligentes podem gerar informações a partir disso e até mesmo possibilitar novos modelos de negócios. A ZF tornou isso possível com o seu know-how em tecnologia de chassis e tecnologia de sensores. O exemplo mais recente é o sensor de nível de altura integrado em um braço de controle de suspensão. Sua diversidade funcional e capacidade de coleta de dados vão muito além de seu propósito original.

Segundo a ZF, o sensor oferece inúmeras vantagens para as montadoras em comparação com os sensores de nível de altura convencionais. Em vez de ser instalado separadamente no corpo, o sensor é integrado ao rolamento do chassi. A marca ressalta que os sensores integrais são mais robustos, leves e fáceis de instalar, e, significativamente mais versáteis. Além do ajuste dinâmico do alcance do farol, o sensor suporta vários sistemas semi-ativos e ativos para regulação do chassi. A última geração do componente de chassi inteligente está planejada para iniciar a produção em 2023.

A ZF pode expandir significativamente o escopo de desempenho dos componentes dos chassis inteligentes, Steffen Reichelt, Head da linha de produtos de componentes de chassi da ZF, afirma: "Nossos algoritmos de avaliação fornecem aos sensores a inteligência de que precisam para oferecer valor agregado aos clientes em áreas muito diferentes", e acrescenta: "Os dados que o sensor coleta fornecem informações adicionais sobre o veículo, seus arredores e a superfície da estrada. Essas percepções são especialmente valiosas para usuários de veículos comerciais e frotistas, bem como para manutenção de infraestrutura viária”.

A ZF já está desenvolvendo o software necessário para essa análise avançada de dados. Por exemplo, com sua memória para características de estradas em péssimas condições, o sensor captura onde há defeitos na estrada, o que pode ser usado para adaptar o chassi e ajudar a evitar danos. Além disso, as informações do sensor indicam que os próprios problemas em um veículo podem ter sido causados pelo contato involuntário com um meio-fio alto, por exemplo. Uma visita à oficina pode ajudar a evitar o tempo de inatividade, sempre associado a altos custos, especialmente no caso de veículos comerciais. O sensor também é capaz de detectar diferenças na carga do veículo - e assim determinar informações relevantes para sistemas eletrônicos de segurança.

Comentários